De origem portuguesa, as Pastorinhas são representações coloridas e movimentadas com cantos e danças do auto natalino
As Pastorinhas são danças folclóricas populares na Amazônia, derivadas de um auto natalino. Com o tempo, foram sendo incorporados personagens simbólicos do folclore de cada localidade em que eram apresentadas.
De origem portuguesa, o bailado folclórico compõe-se de representações coloridas e movimentadas com cantos e danças dramatizados principalmente por moças.
A manifestação das Pastorinhas foi implantada no Brasil por volta do século XVI e se espalhou por todas as regiões do país, com características próprias em cada uma delas. A tradição era coordenada pelas igrejas católicas espalhadas nas cidades e, atualmente, é preservada pelas próprias comunidades, trazendo a manifestação popular sobre o nascimento do menino Jesus e a própria cultura do Natal.
A apresentação das Pastorinhas se divide em duas fileiras paralelas, que durante todo o tempo cantam em homenagem ao Menino Jesus. As danças são feitas andando pelas ruas ou paradas em vários pontos da cidade.
A música é executada conforme os personagens vão se apresentando. A cada novo personagem o coro canta e dança para que não haja interrupção.
Em 2016, a tradição das Pastorinhas virou Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas.