Camapu

Originário da Amazônia, o camapu é utilizado em preparações de doces finos, sorvetes, bolos, mousses, em saladas adoçadas com mel e picolés,

Foto: Divulgação

O Camapu (campal physalis) também conhecido como filais ou juá-de-capote é uma fruta originário da Amazônia presente em diversos locais do país. É de pequeno porte e consegue alcançar aproximadamente 1 metro de altura. Elas costumam crescer rápido e sobrevivem a qualquer solo e clima, o fruto dessa erva fica envolvido em uma espécie de casca amarela, quando se encontra maduro para o consumo.

Essa fruta é conhecida por possuir ótimas propriedades medicinais, principalmente para o cérebro. Pesquisas desenvolvidas recentemente pela UFPA (Universidade Federal do Pará) descobriram que ela é ótima aliada do cérebro. Ele ajuda a regenerar os neurônios, previne doenças como mal de Alzheimer e Parkinson.

Dessa forma, o camapu é um ótimo fruto para fortalecer as funções cerebrais, melhorar a nossa memória e atuar na prevenção de doenças degenerativas no cérebro.

Além de proteger o nosso cérebro e contribuir para o seu melhor funcionamento, o camapu possui propriedades anti-inflamatórias, antiprotozoários, ajuda a purificar o sangue, fortalece o sistema imunológico, diminui o colesterol ruim e outros.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Óleo extraído de árvore típica de Tepequém tem potencial para combater mosquito da malária

Estudo publicado em revista internacional mostra que extrato da Trattinnickia burserifolia elimina larvas do mosquito em até 48 horas. Pesquisadores destacam potencial para novos métodos de controle da doença na Amazônia.
Publicidade

Leia também

Publicidade