Fundada em 1728, Borba foi a primeira vila criada no estado do Amazonas
A cidade de Borba, localizada no interior do Amazonas e distante 150.8 quilômetros em linha reta da capital Manaus, foi fundada pelo Jesuíta Português o padre João Sampaio membro da Companhia de Jesus. Borba foi a primeira vila criada em território amazonense, originou-se da Aldeia do Trocano, e foi fundada em 1728, ou pouco mais tarde, pelo Frei João Sampaio. Habitavam primitivamente a região os índios Muras.
No ano de 1833, Borba perde a categoria de Vila, passando à Freguesia, com a denominação de Araretama. Em 1857, Borba volta à condição de vila e, conseqüentemente, sede do município. Em 1858, perde novamente a Categoria de Vila. Em 1877, é restabelecida a vila e volta a ser sede do município. Em 1886, mais uma vez é extinto o município. Em 1888, fica definitivamente criado o município de Borba, com território desmembrado de Manaus. Em 1928, a sede do município é elevada à categoria de cidade.
A cidade é conhecida por ser um dos destinos de turismo religioso mais procurados no Amazonas. No mês de junho é realizada a tradicional festa de Santo Antônio, padroeiro do município. Fora do circuito religioso, as atrações são o complexo do balneário do Lira e os balneários do Puxurizal e Mapiá.