Borba

Fundada em 1728, Borba foi a primeira vila criada no estado do Amazonas

Foto: Divulgação

A cidade de Borba, localizada no interior do Amazonas e distante 150.8 quilômetros em linha reta da capital Manaus, foi fundada pelo Jesuíta Português o padre João Sampaio membro da Companhia de Jesus. Borba foi a primeira vila criada em território amazonense, originou-se da Aldeia do Trocano, e foi fundada em 1728, ou pouco mais tarde, pelo Frei João Sampaio. Habitavam primitivamente a região os índios Muras.

No ano de 1833, Borba perde a categoria de Vila, passando à Freguesia, com a denominação de Araretama. Em 1857, Borba volta à condição de vila e, conseqüentemente, sede do município. Em 1858, perde novamente a Categoria de Vila. Em 1877, é restabelecida a vila e volta a ser sede do município. Em 1886, mais uma vez é extinto o município. Em 1888, fica definitivamente criado o município de Borba, com território desmembrado de Manaus. Em 1928, a sede do município é elevada à categoria de cidade. 

A cidade é conhecida por ser um dos destinos de turismo religioso mais procurados no Amazonas. No mês de junho é realizada a tradicional festa de Santo Antônio, padroeiro do município. Fora do circuito religioso, as atrações são o complexo do balneário do Lira e os balneários do Puxurizal e Mapiá.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Solo da Amazônia estoca mais da metade do carbono orgânico presente no Brasil

Dados do MapBiomas Solo aponta dados inéditos sobre carbono orgânico armazenado em solo brasileiro.
Publicidade

Leia também

Publicidade