Bagre

Bagre é um município do Pará, localizado na região do Marajó.

Foto: Bruno Cecim/Agência Pará

Desconhece-se precisamente a origem histórica da cidade de Bagre, no Pará. Sabe-se, porém, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que suas terras pertenciam ao município de Oeiras quando, em 1879, foi erguida uma capela curada, que posteriormente passou à jurisdição do município de Melgaço. Na ocasião, a localidade já contava com o povoamento denominado Bagre que, 1887, adquiriu predicado da Freguesia.

No período republicano, em 1890, Bagre foi extinto, ficando o território, novamente, anexado ao município de Oeiras. A emancipação político-administrativa ocorreu, definitivamente, no ano de 1961.

Por ter sido desmembrado ainda no século XX por outra cidade, a cultura de Bagre é intimamente relacionada ao município de Oeiras.

Como expressão religiosa, destaca-se a Festa de Santa Maria, padroeira da cidade, realizada no período de 20 a 30 de maio, com Círio fluvial, arraial, ladainha e festa dançante. O Balneário Praia da Costa é o principal ponto turístico de Bagre.

Por estar localizada no Arquipélago de Marajó, a cidade é considerada um paraíso amazônico. Sendo possível chegar lá por meio fluvial, em balsas ou lanchas, ou por avião que parte de Belém.

Em 2022, a população local era de 31.892 habitantes, de acordo com o IBGE, e o município se estende por 4.397,3 km². Seu aniversário é celebrado em 25 de março.

Fonte: Prefeitura de Bagre e IBGE

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.
Publicidade

Leia também

Publicidade