Augusto Corrêa

O município de Augusto Corrêa, distante 238 km de Belém (PA), fica localizado ao nordeste do estado.

Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará

Na região que antes era ocupada por indígenas Tupinambás, o município era conhecido como Urumajó. Segundo as histórias passadas de geração em geração, o nome Urumajó surgiu de uma mal entendido entre os indígenas da terra e o comandante do destacamento francês Daniel de La Touche. 

O militar europeu, curioso em saber o nome daquele rio que haviam navegado para chegar ao local, questionou um indígena qual era o nome do rio, e este, achando que a pergunta referia-se a um pássaro que cantava ali próximo, e que em dialeto Tupi denominava-se Uru, respondeu: “é Uru majó! ”.

Somente em 1961 que o município foi nomeado Augusto Corrêa, em homenagem ao político do mesmo nome, que foi um dos responsáveis pela emancipação Urumajoense, consolidada em 1962. Com uma área de 1.099 km² e mais de 44 mil habitantes (IBGE), a cidade conta com Áreas de Proteção Ambiental (APA) com um dos maiores ninhais de guarás do Estado do Pará.

*Com informações do IBGE e Prefeitura de Augusto Corrêa

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade