O desenvolvimento sustentável é aquele que não esgota os recursos finitos do planeta, deixando-os para as gerações futuras.
O conceito de sustentabilidade está fortemente atrelado ao termo ‘desenvolvimento’ e surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU, visando o não esgotamento dos recursos finitos que o planeta possui, em detrimento do lucro e do corporativismo.
Em suma, o desenvolvimento sustentável é aquele que não esgota os recursos finitos do planeta, deixando-os para as gerações futuras. Isto pode ser feito à partir de do desenvolvimento de ações voltadas para a conservação, reciclagem, reflorestamento, enfim, da consciência ambiental no geral.
A responsabilidade com o meio ambiente é uma pauta em crescente nos últimos anos e, cada vez mais, as empresas visam oferecer um retorno socioecológico – considerando que o consumidor é cada vez mais engajado com causas ambientais – seja por conta da importância atrelada a conservação ambiental ou por obrigações jurídicas.
*Com informações do WWF