Manaus 30º • Nublado
Sexta, 03 Dezembro 2021

Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Foto: Gustavo Ferreira

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos era em 1682 apenas uma pequena capela de oração dedicada ao culto dos devotos negros. Foi construída no bairro da Campina, na cidade de Belém do Pará, recebendo um segundo nome: Igreja do Rosário da Campina. Em 1725, por não ter uma grande quantidade de fiéis, fizeram um novo templo projetado pelo arquiteto Italiano Antônio Landi (1713-1791) que também ajudou financeiramente para a conclusão da igreja.

Por ela ser humilde e as pessoas que viviam ao seu redor também, a Igreja demorou muito a ser concluída, quase dois séculos depois do início de sua história. Sobre as dificuldades para esta construção, Henry Walter Bates apud Rocque (2001, p. 204) relata sua experiência da vinda à Belém em 1848:

Encontrava frequentemente uma fila de negros, caminhando pelas ruas, cantando em coro. Cada qual levava na cabeça certa quantidade de material de construção: pedras, tijolos, argamassa, tábuas. Vi que eram principalmente escravos que, depois de um dia pesado de trabalho, contribuíam um pouco para a construção de sua Igreja. O governador Manoel Bernardo de Melo e Castro demonstrou sua generosidade contribuindo com 50.000 Réis (moeda da época e que seria hoje aproximadamente 2.500 US Dólares) mensalmente para sua construção.

Baseado no livro: "Igrejas de Belém" do historiador paraense Ernesto Cruz. 

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZN.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/