Manaus 30º • Nublado
Quinta, 23 Setembro 2021

Museu da Borracha

Foto: Sérgio Vale/SECOM

 O Museu da Borracha está localizado na cidade de Rio Branco, capital do estado do Acre. Órgão público vinculado a Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, o museu é responsável por coletar, conservar e expor os testemunhos da história sócio econômica e cultura material do Acre.

O museu foi instituído por decreto estadual de 3 abril de 1978 e inaugurado no dia 5 de novembro do mesmo ano durante a gestão de Geraldo Gurgel de Mesquita, por conta das comemorações do primeiro centenário da migração nordestina para o Acre. Sua primeira sede foi um edifício localizado na avenida Getúlio Vargas e administrado pela Secretaria da Educação e Cultura.

Em 1986 foi transferido para a sede da Fundação Elias Mansour, responsável pela administração dos espaços museológicos e equipamentos culturais do Acre. O museu ocupa desde então. Com a extinção da Superintendência da Borracha (SUDHEVA) em 1990, o museu passou a ocupar a antiga sede do órgão extinto de 510 m, situado na avenida Ceará, no centro de Rio Branco. Além das exposições, o museu conta com reserva técnica, áreas para atuação didático-cultural, biblioteca, arquivo e um auditório com capacidade para 60 pessoas.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZM.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 23 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/