Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sexta, 07 Mai 2021

Macuxi

Foto: J. Filho/Cimi

Macuxi é uma etnia indígena que habita a região do Monte Roraima, entre o Brasil, a Venezuela e as Guianas. De filiação linguística Karib, a população macuxi no Brasil é estimada em torno de 33 mil pessoas, ocupando, principalmente, áreas de campo e de serras no extremo norte do estado de Roraima.

A palavra "macuxi" também é utilizada como gentílico de quem nasce no estado de Roraima. O termo "roraimense" para definir quem nasceu no estado não é muito utilizado.

O território macuxi estende-se por duas áreas ecologicamente distintas: ao sul, os campos; ao norte, uma área onde predominam serras em que se adensa a floresta, prestando-se assim a uma exploração ligeiramente diferenciada daquela feita pelos índios da planície. A dimensão desse território pode ser estimada em torno de 30 mil a 40 mil km².

Segundo o Instituto Socioambiental, a distribuição espacial da população macuxi faz-se em várias aldeias e pequenas habitações isoladas. Estima-se que existam 140 aldeias macuxi no Brasil, mas não há dados precisos sobre o seu número.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZM.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 07 Mai 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/