Manaus 30º • Nublado
Quarta, 20 Outubro 2021
P

Paço Municipal de Manaus

Foto: Divulgação

Também conhecido como Paço de Liberdade, o prédio já foi sede do governo do Amazonas, residência oficial dos presidentes provinciais e dos governadores e, em 1917, passou a ser sede da Prefeitura. Hoje, abriga o Museu da Cidade de Manaus, inaugurado pela Prefeitura de Manaus em 24 de outubro de 2018, com oito salas de visitação que retratam a vida cotidiana, a identidade e a cultura de gerações passadas. Utiliza a interatividade para contar a história de Manaus a partir de textos, sons e imagens.

O paço data de 1871, quando foi lançada a pedra fundamental. Cinco anos depois, abrigou a sede do governo da Província do Amazonas. Em seguida, a sede do governo do Estado, após a Proclamação da República no Brasil. Foi, além disso, residência do presidente da Província (1874-1889) e de governadores do Estado (1889-1917). Em 1917, tornou-se sede da Prefeitura de Manaus.

O Paço Municipal tem apenas um andar, mas suas amplas salas são divididas em diferentes seções, que abrigam exposições permanentes e temporárias. A fachada do prédio apresenta tendência neoclássica, com um frontão e janelas características.

Endereço: R. Gabriel Salgado - Centro, Manaus.

Contato: (92) 3622-4991


Veja mais notícias sobre P.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 21 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/