Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024
M

Matinta Perera

Conta a lenda, que à noite, um assobio agudo perturba o sono das pessoas e assusta as crianças, ocasião em que o dono da casa deve prometer tabaco ou fumo.

Ao ouvi-lo, o morador diz: - Matinta, pode passar amanhã aqui para pegar seu tabaco. No dia seguinte, uma velha aparece na residência onde a promessa foi feita, a fim de apanhar o fumo.

A velha é uma pessoa do lugar que carregaria a maldição de 'virar' Matinta Perera, ou seja, à noite transformar-se neste ser indescritível que assombra as pessoas.

Dizem que a Matinta, quando está para morrer, pergunta: "Quem quer? Quem quer?". Se alguém responder "eu quero" recebe na verdade a sina de 'virar' Matinta Perera. 

Veja mais notícias sobre M.

 

Comentários: 1

JOÃO BATISTA PIAZZA em Segunda, 23 Janeiro 2023 17:27

Esta lenda da Matinta Perera foi criada por Bartolomeu Campos de Queirós a partir de relatos transmitidos oralmente na região amazônica. Uma história misteriosa, envolvente, que nos cativa do começo ao fim. Matinta aceita também: Café, Fumo, Pinga, Peixe...
Aqui na Região Sul, é conhecido como SACI PERERÊ

Tem um livro publicado pelo Bartolomeu de 40 páginas que trata desse interessante personagem folclórico.
Atenciosamente

Esta lenda da Matinta Perera foi criada por Bartolomeu Campos de Queirós a partir de relatos transmitidos oralmente na região amazônica. Uma história misteriosa, envolvente, que nos cativa do começo ao fim. Matinta aceita também: Café, Fumo, Pinga, Peixe... Aqui na Região Sul, é conhecido como SACI PERERÊ Tem um livro publicado pelo Bartolomeu de 40 páginas que trata desse interessante personagem folclórico. Atenciosamente
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/