Corama

A planta usada para o tratamento de gastrite e cicatrização de ferimentos

Foto: Reprodução / Blog Vida Natural

 A corama (Kalanchoe brasiliensis Cambess) também conhecida como escama de pirarucu, diabinho, folha-da-fortuna e folha santa é uma das plantas medicinais mais utilizadas da medicina tradicional amazônica.  Tem sua origem na África e é pertencente da família botânica Crassulaceae, podendo atingir entre 30 centrímetros a 1,5 m de altura. 

Possui caule de cor clara e folhas com formato oval e arredondado na base, com suas bordas serrilhadas. Suas flores são miudinhas e de coloração laranja, rosa, verde-pálido ou amarelo avermelhado, e seu período de florada ocorre no início do inverno até o fim da primavera.

Pode ser facilmente plantada em quintais das casas, por possuir facilidade de ser cultivada por conta do clima tropical da região amazônica. Suas folhas podem ser encontradas a venda em mercados municipais, em quiosques de plantas medicinais.

Com relação ao seu uso para fins alimentícios, as folhas devem ser consumidas frescas em sucos ou saladas, e também são utilizadas no preparo de chás.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Solo da Amazônia estoca mais da metade do carbono orgânico presente no Brasil

Dados do MapBiomas Solo aponta dados inéditos sobre carbono orgânico armazenado em solo brasileiro.
Publicidade

Leia também

Publicidade