Copaíba

Uma das principais plantas medicinais da Amazônia, a copaíba é amplamente utilizada na medicina popular

Foto: Divulgação

Uma das principais plantas medicinais da Amazônia, a copaíba é amplamente utilizada na medicina popular, devido às propriedades etnofarmacológicas do óleo resina, extraído do tronco de suas espécies. Os óleos de espécies de Copaifera são comumente comercializados em mercados, feiras e até mesmo farmácias da região. 

O Óleo de Copaifera reticulata é mais fino, de odor fraco e coloração amarelo-claro; o de C. duckei é mais viscoso, de odor forte e coloração vermelho intenso e o de C. martii é mais denso, de odor forte e coloração marrom.

Com ação anti-inflamatória e antisséptica, a copaíba e muito utilizada para aliviar inflamações, problemas de pele, feridas e machucados abertos. O uso se dá pela administração oral ou tópica.

Árvore da copaíba pode chegar a até 35 metros de altura, com flores sésseis e cálice vermelho-ferrugíneo. Seus frutos são uniloculares e de cerca de 3 cm de diâmetro, tornando-se vermelhos quando maduros.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Aposematismo, camuflagem e mimetismo: conheça 6 animais que “somem” na natureza amazônica

Os animais utilizam a camuflagem para sumir no meio das folhas, conseguem mudar de cor e alguns considerados inofensivos se parecem com outros perigosos, mas você sabe o porquê?
Publicidade

Leia também

Publicidade