Considerado o maior circuito off-road do mundo, o XTERRA volta ao Amazonas após o sucesso da edição do ano passado. A iniciativa vai reunir nos dias 25 e 26 de julho atletas da elite e amadores em três modalidades: corrida em trilha (5, 10 e 21 quilômetros), triatlo e natação em águas abertas. As disputas acontecerão no Sítio Bom Futuro, em Paricatuba, no coração da selva amazônica.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Trilhas desafiadoras conduzirão os participantes por uma imersão na selva, com sons, aromas e paisagens que só a Amazônia pode oferecer. A essência do XTERRA é incentivar a prática do esporte, preservando a natureza e movimentando as economias locais. Ao longo de sua história, o evento passou por mais de 45 países, com aproximadamente 70 mil participantes e 300 mil espectadores.

“Nosso objetivo vai muito além do simples uso dos locais pelos quais passamos. Acreditamos que temos responsabilidades ambientais e sociais. A prática esportiva envolve cuidar dos lugares e das comunidades que nos cercam nessa jornada, é um compromisso com as futuras gerações”, ressalta Mauricio Leal, Gerente de Projeto da X3M Entretenimento, que organiza e promove o XTERRA no Brasil: “Temos o orgulho de dizer que limpamos mais de 80 quilômetros de trilhas por edição”.

Segundo os organizadores, mais de 300 pessoas são contratadas a cada edição do XTERRA, incluindo treinamentos e capacitação de moradores. Além disso, um ganho valioso que a iniciativa proporciona aos lugares por onde passa é o fomento das economias locais, com o crescimento do turismo – incluindo hotéis, restaurantes e prestação de serviços.