Papa Francisco usou vestes litúrgicas feitas por amazonense. Foto: Vatican News
O Papa Francisco usou, em outubro de 2023, uma veste litúrgica feita por um amazonense durante uma Missa no Vaticano. Segundo a Igreja, as vestes foram feitas por Juan Gabriel Albuquerque Ramos, que é natural de Manaus, e foram usadas pelo pontífice durante o encerramento do Sínodo.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
O cardeal e arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner, foi um dos participantes do encontro, que discutiu os rumos da igreja para o futuro.
Os tons mais claros de verde nas vestes do Papa foram associados às folhas mais jovens das árvores, enquanto os tons mais escuros lembraram as folhas mais antigas. Esse detalhe simbólico buscou criar uma harmonia visual nos paramentos, celebrando a variedade presente na Amazônia.
Saiba mais: Quem é Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus que irá participar do conclave

“Sua inspiração e criatividade na concepção das vestes refletiram a essência do sínodo dos bispos, que, ao longo do seu caminho sinodal, trouxe à tona diferentes perspectivas e expressões da mesma fé, promovendo um diálogo e a sinergia entre os membros da igreja“.
Leia também: Papa recebeu carta sobre proteção das florestas e dos povos originários das mãos do Cacique Raoni; relembre
Juan Gabriel
O responsável por esse projeto foi o artista brasileiro Juan Gabriel Albuquerque Ramos, natural de Manaus. Sua inspiração e criatividade na concepção das vestes refletiram a essência do Sínodo dos Bispos, que, ao longo de seu caminho sinodal, trouxe à tona diferentes perspectivas e expressões da mesma fé, promovendo o diálogo e a sinergia entre os membros da Igreja.

Papa e a Amazônia
Nos últimos anos, o Papa demonstrou preocupação com a Amazônia. Além de ter escrito diversos documentos que falam sobre o bioma e a sua importância para a preservação do planeta, também convocou um sínodo para debater a evangelização na região. O encontro aconteceu em 2019 e contou com a participação de bispos e representantes de toda a Pan-Amazônia.
*Com informações do g1 AM e Vatican News