Indígena sateré-mawé do Amazonas lança livro em francês em live internacional

Obra foi escrita em coautoria com o professor Renan Albuquerque, da Ufam, e a professora emérita Carmen Junqueira, da PUC-SP

Um dos líderes dos Sateré-Mawé, o professor Josias Sateré, do clã ut, lança nesta quinta-feira (31) o livro Kapi – Un Leadership Clanique et Par Afinnité (Edua/Alexa Cultural). A obra foi escrita em coautoria com o professor Renan Albuquerque, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e a professora emérita Carmen Junqueira, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

A live de apresentação do livro em francês é fruto de parceria da Universidade Federal do Amazonas com a Universidade de São Paulo. O evento é promovido por Renan Albuquerque, que atualmente é pesquisador visitante do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (PPGHDL-USP), onde realiza seu terceiro estágio pós-doutoral.

Foto: ReproduçãoFacebook

A versão francesa do original Kapi – Uma Liderança Clânica e Afim, publicado no ano passado, nasceu de um trabalho de interpretação e composição de sentidos realizado pelo especialista em tradução Prof. Fabrício Vasconcelos, egresso do Departamento de Língua Francesa da Ufam com experiência em docência em Toulouse/FR. A professora Cristina Alvarez, da Catalunha/ESP, também é parceira do projeto, o que caracteriza a internacionalização da atividade.

O coordenador do Núcleo Diversitas da USP, Sérgio Bairon, o professor Livre-Docente da ECA-USP, Ricardo Alexino, a professora Titular da PUC-SP, Bader Sawaia, e o professor da Ufam de Parintins, Gerson André, estão no time de especialistas convidados da mesa virtual. O professor, psicólogo e escritor Thiago Prada hospeda a live em seu canal no youtube.

Serviço

Quem: Josias Sateré (Andirá-Marau), Renan Albuquerque (Ufam), Carmen Junqueira (PUC-SP), Ricardo Alexino (USP), Sérgio Bairon (USP), Bader Sawaia (PUC-SP), Gerson André (Ufam) e Cristina Alvarez (Univ. Catalunha/ESP)
Quando: 31 de março (quarta-feira)
Hora: 14h (São Paulo)
Onde: Canal “Entre Deuses e Vermes” (YouTube – Prof. Thiago Prada)
Link: https://www.youtube.com/channel/UCQ-dgW_dB2py4QNHhH1o9GQ/videos.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Aos 7 anos, amazonense conquista título internacional de Miss Baby Universo 2024 no Peru

Giovanna já participou de três concursos e o mais recente, de Miss Baby Universo, foi em julho de 2024 em Arequipa, quando venceu o título maior.

Leia também

Publicidade