Feira da Banana: o lugar criado para exaltar uma das frutas mais queridas pelos manauaras

Gosta de banana? No espaço anexo à Feira Manaus Moderna, o público encontra várias opções do fruto

Ela é bem-vinda na mesa de qualquer amazônida. Vai bem com doce e salgado. Uma das frutas mais versáteis que existem disponíveis. Estamos falando da banana. Afinal, quem nunca comeu aquela conserva com farinha do uarini e banana ou um x-caboquinho recheado com a fruta na sua versão frita? Sim, a banana é a fruta queridinha e merece o destaque que recebe.

Em Manaus, por exemplo, o fruto é tão procurado pelo público que ganhou um espaço só seu, a Feira da Banana. No galpão, anexo à Feira Manaus Moderna, não existem boxes e os materiais são colocados no chão, expostos para que os clientes possam escolher os melhores frutos.

Clientes contam com um espaço para escolher as melhores bananas da região. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Mas como surgiu a Feira da Banana? Bem, isso tem haver com o crescimento do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, quando os lojistas necessitam de uma nova área para o comércio, então, criaram uma pequena feira próximo à Manaus Moderna, que recebeu o carinhoso nome de Feira da Banana.

“Em meados de 1992, na gestão de Eduardo Braga na prefeitura da cidade, os bananeiros não estavam felizes com o espaço criado na Feira da Manaus Moderna, por causa disso, as autoridades construíram um anexo que ficou conhecido como a Feira da Banana”, explicou o presidente da Comissão Gestora da Feira da Banana, Moacir Cintrão, que atua há 44 anos no ramo.

Ele contou à equipe do Portal Amazônia que os boxes da Manaus Moderna não comportariam o volume de material dos bananeiros. “Infelizmente, tivemos que ter uma área só para a venda de banana. E com o passar do tempo, nós viramos referência de organização”, contou Citrão.

Confira algumas imagens da Feira da Banana:

Comissão

Para continuar os trabalhos, os próprios feirantes criaram uma comissão. O objetivo era criar regras e impor melhorias na infraestrutura da Feira da Banana. “É um trabalho voluntário que desenvolvemos para o bem de todos os bananeiros. Temos um lugar organizado e arejado, onde os clientes podem escolher os seus produtos com calma”, afirmou.

Atualmente, todo o material da Feira da Banana vem da Amazônia. As bananas pratas, por exemplo, são oriundas de Roraima. Já a banana pacovã vem 60% de Santarém e 40% de Manicoré. “São produtos locais que mostram a força do bananeiro da Amazônia. Só acho que as autoridades poderiam cuidar deste setor com mais carinho, porque todo o trabalho que desenvolvemos é por nossa conta”, disse Cintrão.

Outras opções

O espaço passou a oferecer outros produtos, porém, a estrela continua sendo a banana. Lá, os clientes podem encontrar mamão, laranja, tucumã, pupunha e tapioca. Além de um restaurante que serve sopas e peixe frito.

A Feira da Banana está localizada na Rua Pedro Botelho, 35 – Centro de Manaus. O espaço funciona de segunda a domingo das 03h às 16h. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisa de professora paraense recebe Prêmio ‘Ciência pela Primeira Infância’

O estudo teve o propósito de pautar discussões acerca da garantia dos direitos à população infantil quilombola na Amazônia.

Leia também

Publicidade