Complexo ficou interditado por quase três meses em razão da pandemia
A Prefeitura de Manaus divulgou, na sexta-feira (10), regras que devem ser seguidas por frequentadores do Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste, para o contágio da Covid-19, como manter o distanciamento social e o uso de máscaras. A praia foi liberada para banho. A medida ocorreu após a liberação de espaços públicos na capital.
Com reforço nas medidas de prevenção ao novo coronavírus, a Prefeitura de Manaus orienta o público que voltou a frequentar o Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste, sobre os cuidados necessários para o contágio da Covid-19, como manter o distanciamento social e o uso de máscaras.
De acordo com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), a comissão que atua na gestão do Complexo Turístico Ponta Negra fiscaliza os quiosques e comércios instalados no espaço, que também operam com as devidas recomendações, com permissionários e servidores mantendo, constantemente, a higienização das mãos, com lavagem ou uso do álcool gel, além do uso de máscaras e do controle no distanciamento dos clientes na hora das compras.
Os colaboradores também foram orientados a usar luvas descartáveis e manter constante higienização dos espaços.
A estrutura de atendimento a frequentadores na praia, com os guarda-sóis, é montada respeitando o distanciamento de, pelo menos, 2 metros entre os jogos de mesas e cadeiras.
Em relação às filas para compra de produtos, os mesmos devem atentar para o distanciamento de, no mínimo, 1 metro entre clientes.
As atividades comerciais, incluindo os permissionários e quiosques, funcionam de 9h às 22h, na área da praia, e no calçadão segue até as 23h.
“O município ressalta que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento, que indica a área de segurança dos banhistas dentro da água. Além do horário indicado para banho – até as 17h – e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas”, diz.
Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até 17h, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.