Foto: Reprodução/Ufam
Produzido pelo Atlas ODS Amazônia, iniciativa vinculada à Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Atlas ODS Amazonas é um diagnóstico técnico-científico inédito sobre o estágio atual do desenvolvimento sustentável nos 62 municípios do estado.
O material apresenta uma análise territorial detalhada com base em 42 indicadores oficiais articulados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Ao organizar dados sobre saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura, igualdade de gênero e governança, a publicação promove uma leitura integrada das realidades municipais e dos contrastes territoriais da região. As informações oferecem subsídios técnicos e acessíveis para o fortalecimento de políticas públicas orientadas por evidências.
“O Atlas ODS Amazonas comprova como a ciência produzida na Ufam, enraizada no território, é capaz de qualificar o debate público, orientar a gestão e abrir caminhos que conciliam justiça social e equilíbrio ambiental, aproximando a Amazônia das metas da Agenda 2030”, afirma a pró-reitora de Extensão da Ufam, professora Flávia Melo da Cunha.

A publicação é resultado de um esforço coletivo de pesquisa e cooperação interinstitucional, com a participação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério Público do Estado do Amazonas, do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, da Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia.
O estudo integra a estratégia de territorialização da Agenda 2030 na região e se consolida como um instrumento público de referência para o planejamento, a formulação de políticas e a gestão orientada por evidências nos municípios amazônicos.
Leia também: Desenvolvimento sustentável: como o fator social pode auxiliar na preservação ambiental?
Lançamento do Atlas ODS Amazonas
O lançamento do Atlas ODS Amazonas será no dia 2 de fevereiro de 2026, às 9h, no Auditório Vitória Régia, do Centro de Ciências do Ambiente (CCA), no Setor Sul da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus (AM).
Inscrições AQUI.
*Com informações da UFAM
