Planta encontrada no litoral brasileiro possui propriedades diuréticas, antissépticas e anti-oxidantes que auxiliam no tratamento de problemas no estômago
A espinheira-santa (Maytenus ilicifolia) é uma planta que pode ser encontrada em regiões de clima ameno, onde a temperatura varia constantemente, como o caso do Sul e Sudeste do Brasil.
Suas folhas são ricas em caninos, polifenóis e triterpenos, com várias propriedades terapêuticas. Entretanto, seu principal uso é no tratamento de gastrite, dores de estômago, úlcera gástrica e azia, ja que seus componentes possuem forte ação oxidante e protetora celular. Também reduzem a acidez muscular, protegendo dessa forma, a mucosa do estômago.
Por possuirem propriedades diuréticas e laxativas, a espinheira santa auxilia na eliminação de toxinas do organismo através da urina e no tratamento da prisão de ventre, além de fortalecer a imunidade, prevenir o envelhecimento precoce e ajudar a desintoxicar o organismo no dia a dia.
Seu uso pode ser feito em consumo do chá, feito com a folha da planta, cápsulas que podem ser encontradas em farmácias e compressas quentes para tratamento de eczemas, como a dermatite, cicatrizes ou acne.