Troncos retirados do Rio Amazonas se transformam em adubo orgânico

Rico em potássio, magnésio, cálcio, esse adubo tem nutrientes necessários para dar melhor qualidade de vida às plantas.

Sedimentos e troncos de árvores recolhidos na orla de Macapá, no Rio Amazonas, passaram a ter uma nova destinação na capital. Após decomposição e limpeza, esse material se transforma em adubo orgânico para plantas.

O produto é utilizado no Horto Municipal de Macapá, que é responsável pelo paisagismo da capital, cultivando plantas e árvores. A iniciativa é uma saída sustentável e para economizar, já que o órgão deixou de comprar adubo químico e passou a fabricar o próprio adubo.

Mudas de andiroba no Horto de Macapá — Foto: Victor Vidigal/G1

Rico em potássio, magnésio, cálcio, esse adubo tem nutrientes necessários para dar melhor qualidade de vida às plantas.

O usuário que tiver interesse pode ter acesso ao que é produzido no local através da troca; você doa uma muda e recebe outra que escolher. Entre as espécies cultivadas estão os ipês, “vermelhinhas”, jambeiros, mangueiras, mini alamandas, andirobas, moringas, alvineiras, ixoras, durantas, ruélias, manjericões.

O Horto Municipal fica na Rua do Horto, número 286, no bairro Jardim Felicidade, Zona Norte de Macapá. Ele é aberto a população de segunda-feira a sexta-feira, entre 8h às 14h. 

Por Wedson Castro e Albenir Sousa, Amapá Rural — Macapá

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Árvore amazônica, Samaúma é escolhida como logomarca do Brics Brasil

Com cores relacionadas às bandeiras dos países-membros e gigante da floresta amazônica como inspiração para a logo, a Presidência do Brasil apresenta projeto visual do Brics 2025.

Leia também

Publicidade