Foto: Divulgação/Bactolac
A startup amapaense Bactolac vai representar o país na Web Summit, que será realizada no mês de novembro, em Portugal. A empresa participou em agosto deste ano, em Florianópolis (SC), do Prêmio Sebrae Startups 2025 e venceu na categoria Agro e Negócios do Campo.
Durante o evento no Brasil, foi apresentado o SisBactolac, que é uma plataforma integrada onde é possível saber – através de análise de imagem – o peso e crescimento de peixes.
Leia também: Startup usa IA para identificar peso e comprimento de peixes na Amazônia
Como funciona o SisBactolac?
A plataforma funciona como solução para a Aquicultura na Amazônia, pois identificou que é possível diminuir os principais problemas enfrentados pelo setor atualmente.
O sistema foi criado para evitar problemas que acabavam gerando perdas na produção, como a falta de digitalização e automação, tomada de decisão ineficiente e a baixa adoção de tecnologias. A plataforma integrada une três pilares centrais:
- Gestão inteligente via WhatsApp: democratiza o acesso à tecnologia mesmo para produtores com pouca familiaridade digital;
- Hardware de análise de água: fornece dados em tempo real e aumenta a precisão no manejo;
- Biometria por análise de imagem: permite avaliar o crescimento dos peixes sem causar estresse, garantindo maior produtividade.
Uso de Inteligência artificial

A empresa usa uma espécie de biometria automatizada em peixes. Por meio de uma análise computacional de imagens, os técnicos da empresa conseguem captar dados dos animais sem precisar fazer o manuseio direto.
A tecnologia gera o fortalecimento da indústria pesqueira e da saúde dos organismos aquáticos. Para isso, é necessário fazer biometrias em um intervalo de 15 dias ou de 30 dias. A análise produz dados do desempenho dos peixes e a quantidade de ração que ele precisa ingerir.
Prêmio Sebrae Startups 2025

Startup amapaense vai representar o Brasil em evento internacional — Foto: Bactolac/divulgação
O Prêmio Sebrae Startups 2025 foi realizado no mês de agosto em Florianópolis e reuniu várias startups do país. No evento, foi citado o quanto o mercado da aquicultura apresenta crescimento nacional e internacional. A startup amapaense está entre as 10 mais conceituadas empresas com potencial inovador, venceu em 1º lugar na categoria Agro e Negócios do Campo, foi premiada com R$ 50 mil e a viagem para o Web Summit em Portugal.
O CEO da Bactolac, Antônio Carlos Freitas Souza, explicou que a conquista é fruto da busca por qualidade e confiança de que a startup pode contribuir e muito com o desenvolvimento da Aquicultura.
“Saímos do Amapá com a convicção de que poderíamos transformar a aquicultura brasileira. Hoje, essa conquista nacional é fruto de uma parceria estratégica com o HUB CNA, que acreditou no nosso potencial desde o início. Juntos, estamos provando que inovação de qualidade pode nascer em qualquer lugar do Brasil”, disse.
*Por Josi Paixão, da Rede Amazônica AP
