Portal Amazônia responde: o que é o equinócio?

Fenômeno acontece duas vezes por ano na Amazônia, e é popular no Estado do Amapá por conta do Marco Zero.

O calendário Gregoriano, usado no Ocidente, foi elaborado com base no tempo em que o planeta leva para conseguir dar uma volta completa em torno do Sol, a translação, em 365 dias. Esse período convencional de um ano foi dividido em quatro estações: Primavera, Verão, Outono e Inverno.

A Terra possui um eixo de inclinação em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol. O equinócio é um fenômeno astronômico associado à essas estações e representa o momento em que nenhum dos polos da Terra está inclinado em relação ao Sol, ou seja, a luz dele incide direta e uniformemente sobre a linha do Equador, a linha imaginária que divide o planeta.

Foto: Reprodução/Secom AP

O fenômeno acontece duas vezes por ano – o Equinócio de Primavera e o Equinócio de Outono -, e os dias e noites alcançam a mesma duração: 12 horas. É ele o responsável por marcar o início do outono e da primavera nos Hemisférios Norte e Sul. O outono no Hemisfério Sul inicia em 20 ou 21 de março; e a primavera em 22 ou 23 de setembro.

Na Amazônia, o Amapá é o Estado onde passa a linha do Equador e possui até um monumento: o Marco Zero do Equador, em Macapá. Ele foi inaugurado em 1987 e é um obelisco de 30 metros de altura que, durante o Equinócio, o sol preenche a abertura circular em seu topo. Foi construído para marcar a passagem exata da linha do Equador sobre a cidade e é um importante ponto turístico local.


Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade