Projeto em Macapá utiliza lixo eletrônico para produzir suporte de selfie em pontos turísticos. Foto: Divulgação/Prefeitura de Macapá
A Prefeitura de Macapá (AP) inaugurou no dia 6 de agosto um projeto sustentável que utiliza lixo eletrônico para produzir produtos utilizáveis, instalados em pontos turísticos da cidade. Um desses produtos é um suporte para selfie, instalado na Rampa do Açaí, como forma de oportunizar os visitantes a fazer registros visuais ao contemplar a beleza local.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
O projeto piloto tem o objetivo de promover conexão entre as pessoas e a natureza. A iniciativa evita que esses materiais sejam depositados no aterro sanitário, trazendo uma nova utilidade para eles.
A iniciativa vai contemplar outros pontos turísticos como: o Trapiche Eliezer Levy, o Trapiche da Fazendinha e outros pontos estratégicos da cidade, que receberão os suportes nas próximas semanas.
Leia também: J. Márcio: artista é responsável por obras que eternizam a cultura amapaense

De onde vem os produtos reutilizados?
Os suportes de selfie são confeccionados com matéria-prima existente na Central de Logística Reversa de Macapá, que funciona na área externa da Zeladoria Urbana, no bairro do Trem.
Segundo a prefeitura, a capital amapaense é a única no estado a integrar o Sistema de Logística Reversa de Eletroeletrônicos, com ponto especializado no descarte adequado desses equipamentos.
Como fazer descarte de lixo eletroeletrônico?
A Central de Logística Reversa possui três contêineres e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Aparelhos eletroeletrônicos de uso domiciliar, incluindo computadores, celulares, impressoras, televisores e similares podem ser descartados no local.
*Por Josi Paixão, da Rede Amazônica AP
