Açaí reconhecido como “o mais sustentável do Brasil” é exportado para Europa e América do Norte

A cooperativa Amazonbai busca aliar o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental, beneficiando produtores de comunidades agroextrativistas do Arquipélago do Bailique.

Cooperativa do Amapá exporta para a Europa e América do Norte. Foto: Divulgação/Amazonbai

A experiência da cooperativa Amazonbai, alia desenvolvimento econômico e proteção ambiental. O empreendimento beneficia produtores de açaí de comunidades agroextrativistas do Arquipélago do Bailique, no Rio Amazonas, no Amapá. E, juntos, eles produzem o açaí que é reconhecido como o mais sustentável do país e que já é exportado para lugares como Europa e América do Norte.

O empreendimento é uma referência na prática de uso responsável das florestas pelas comunidades. A Amazonbai conquistou o selo internacional FSC de Manejo Florestal e Cadeia de Custódia, certificação pioneira no mundo para a cultura do açaí e demonstra o compromisso com a conservação ambiental. A Amazonbai também é certificada com o Selo Amapá, que atesta a origem de produtos tucujus.

Por meio da organização social, os cooperados se tornaram protagonistas de suas próprias histórias, participando ativamente das decisões e do processo produtivo. O engenheiro florestal e presidente da Amazonbai, Amiraldo Picanço, explicou na palestra virtual que a cooperativa oferece apoio técnico aos produtores durante todo o processo de manejo e certificação.

“A cooperativa diferencia o produtor do explorador do açaí, enfatizando a importância de um manejo sustentável em oposição à exploração predatória. Essa abordagem valoriza a participação das comunidades locais e promove a conservação ambiental”,

relatou Picanço.

Açaí colhido por extrativistas no Amapá. Foto: Jorge Júnior/Rede Amazônica AP

A gestora da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Taísa Mendonça, ressalta que apresentar um modelo de desenvolvimento sustentável em um momento em que as questões ambientais são intensamente discutidas é uma contribuição importante para a sociedade. 

“A experiência da cooperativa demonstra que é possível conciliar a produção dos recursos naturais com a preservação ambiental, servindo como exemplo e inspiração para outras práticas sustentáveis”, 

conclui Taísa.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Artigo 250. Qual é o sentido?

Em muitos momentos, senti um grande prazer em escrever. Isto ocorreu todas as vezes em que me senti plenamente conectado, como se estivesse apenas digitando algo que vem de algum lugar.

Leia também

Publicidade