Programação Preamar da Fé leva Círio a diversos espaços da Secult

O Preamar da Fé vai promover um cortejo de atividades entre os dias 1º e 17 de outubro, com exposições, feiras de artesanato, instalação audiovisual e apresentações musicais simultâneas

Este ano, o Museu do Círio, gerido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), vai ao encontro de seus visitantes em vários equipamentos da Secult, que vão assumir o caráter de ‘Estações’, para celebrar o Círio de Nazaré 2020. O Preamar da Fé vai promover um cortejo de atividades entre os dias 1º e 17 de outubro, com exposições, feiras de artesanato, instalação audiovisual e apresentações musicais simultâneas. A programação será gratuita em todos os espaços.

O diretor do Museu do Círio, Alselmo Paes, explica que o calendário é inspirado nos grandes cortejos do Círio de Nazaré, que mobilizam a população católica paraense. “O cortejo do Preamar da Fé nos convida a irmos adiante, olharmos para frente com esperança, nos lembrando de nossas origens, fé e beleza da arte e cultura em nossas comunidades. Serão oito estações que remetem à imagem da procissão e sua corda, símbolo poderoso de união, esforço, sacrifício, mas também da força de estar ligado aos valores maiores da fé”, pontua o diretor.

Foto: Divulgação

Programação

No dia 1° de outubro, a capela do Museu do Estado do Pará recebe a Estação 1, composta pela exposição ‘Sala dos Milagres’. A curadoria reúne objetos deixados pelos romeiros em agradecimento pelas graças alcançadas, como casas em madeira, miriti, metal e cerâmica; roupas; esculturas em madeira e miriti; bengalas; velas; entre outros. A abertura contará com apresentação de violoncelo, feita por músico da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz.

A Estação 2 abre com o Porto Musical no dia 03/10, no Porto Futuro, e traz a exposição ‘Porto dos Miritis’, uma instalação visual constituída de 20 canoas, 50 pássaros e 100 objetos, confeccionados em miriti, que serão distribuídos às margens do lago central do Parque. Os itens foram produzidos por um grupo de artesãos de Abaetetuba e fazem uma releitura das embarcações situadas em áreas ribeirinhas. Já de 7 a 13 de outubro, o Porto Futuro também vai abrigar a Feira de Artesanato do Círio, uma iniciativa do Sebrae no Pará.

No dia 6, a Estação 3 traz a exposição ‘Sagrado’, montada na Galeria Fidanza, do Museu de Arte Sacra, que propõe uma leitura universal e plural do conceito de obras sagradas, com objetos litúrgicos, ex-votos, fotografias e instalações artísticas contemporâneas. A Estação 4 inicia no dia 7/10, com a mostra de ex-votos como metáfora dos corpos que não poderão estar juntos neste Círio 2020. A exposição ‘Em cena: ex-votos de Nazaré’ será montada no Laboratório das Artes da Casa das Onze Janelas.

Ainda no dia 7, a escultura em miriti de Nossa Senhora de Nazaré, que compõe a exposição permanente do Museu do Círio desde 2010, bem como barcos do mesmo material, integram a Estação 5: Círio das Águas. A instalação será recebida na Estação Cultural de Icoaraci, que também vai abrigar uma loja colaborativa montada pela equipe do Sebrae no Pará, com o intuito de fomentar o empreendedorismo local.

A Estação 6 inicia no dia 8/10 e leva até o Teatro Gasômetro uma edição especial da série ‘Conhecer para Preservar’, veiculada semanalmente nas plataformas digitais da Secult. A exposição é uma iniciativa do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Dphac), em parceria com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A mostra apresenta o Círio em oito painéis, com elementos que fazem parte do mosaico cultural da celebração: o almoço do Círio, os brinquedos de miriti, o Auto do Círio, o Arrastão do Pavulagem e a Festa das Filhas da Chiquita.

A rota da grande manifestação de fé em Belém, que reúne o sagrado e o profano, também passa pelo Theatro da Paz, que saúda os cortejos com arte e alegria. Para retratar essa identidade festiva das romarias, a Estação 7 traz, na principal casa de espetáculos do Estado, a exposição ‘Festa e fé’, com objetos que retratam o Círio. A abertura será realizada às 17h. Já às 19h, o Theatro da Paz e o Memorial da Cabanagem recebem uma iluminação especial em homenagem à celebração reconhecida pela Unesco como bem imaterial da humanidade.

Para encerrar o grande cortejo do Preamar da Fé, a área externa do Forte do Presépio vai receber a ‘Estação 8: Imagens da fé’, uma projeção com imagens do acervo do Museu da Imagem e do Som. A exposição audiovisual vai retratar cenas de procissões anteriores, acompanhada pela apresentação musical ao vivo de Salomão Habib, e será exibida no dia 17 de outubro, em três horários: às 19h, 19h30 e 20h.

“O nosso Preamar da Fé se espalhará por vários cantos da cidade, numa onda cultural que convidará os visitantes dos espaços Secult a viverem uma imersão no universo simbólico do Círio. A programação traz esta diversidade de práticas artísticas ligadas à quadra nazarena: o artesanato, a culinária, a música, a atmosfera imagética das romarias, criando, assim, roteiros de um Círio circulante – um Círio sem distâncias” – Ursula Vidal, secretária de Estado de Cultura. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade