Vídeos, revistas de material turístico, balas de sabores regionais como cupuaçu e castanha para os visitantes e imagens de locais como o Teatro Amazonas, a Praça da Matriz e o Encontro das Águas compõem a exposição visual, que destaca os atrativos turísticos da cidade e o desenvolvimento tecnológico do Polo Industrial de Manaus (PIM).
Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, a realização da exposição no Congresso Nacional encerra o ano de comemorações dos 350 anos de fundação da cidade, dando também visibilidade à Zona Franca de Manaus, parte da formação da identidade do manauara.
“Esta é uma oportunidade de mostrarmos um pouco do que significa Manaus para a região Norte: sempre foi um forte polo econômico e que, desde a Copa Mundo FIFA de 2014, vem se consolidando como a metrópole da Amazônia, seja por ruas riquezas naturais incalculáveis, seja por sua cultura e identidade únicas, de diversidade de credos, expressões artísticas, sabores exóticos, ritmos singulares e prédios históricos que vêm sendo recuperados pelo poder público municipal. Por meio desta parceria institucional, realizada através do deputado Bosco Saraiva, a Prefeitura de Manaus promove o destino turístico Manaus no hub aéreo do Brasil, que é a capital federal, Brasília”, afirmou.
De acordo com o deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade/AM), presidente da Cdeics e idealizador da mostra, a proposta da exposição é apresentar a cidade de Manaus como destino turístico para a Amazônia. “A ideia surgiu do envolvimento que tenho com os movimentos culturais da cidade de Manaus e reconheço que precisamos documentar a trajetória da nossa cidade, reivindicando e promovendo o patrimônio histórico e cultural da cidade. Por isso, me sinto gratificado por ter apresentado uma série de reportagens que revelem aos jovens de Manaus a beleza e a grandeza da nossa cidade”, comentou.
A exposição segue no local com visitação até o dia 28 de novembro, sempre das 9h às 19h, no Espaço Mário Covas, no hall do Anexo II da Câmara dos Deputados – Brasília (DF).