Nova ferramenta facilita agricultura do Acre com diagnóstico rápido de solo

De acordo com o governo, a tecnologia representa um avanço significativo para a agricultura acreana, fornecendo informações detalhadas sobre os nutrientes do solo, entre outros.

Plataforma foi lançada oficialmente na segunda noite de Expoacre Juruá. Foto: Diego Gurgel/Secom AC

Aliando modernização e desenvolvimento, foi lançado na noite do dia 2 de julho, durante a Expoacre Juruá, em Cruzeiro do Sul, o Programa de Análise e Diagnóstico de Solos do Acre, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). A nova tecnologia permite obter resultados rápidos e confiáveis diretamente do solo da propriedade, dispensando o envio para laboratórios.

Chamado ‘Solo Fértil’, o programa agiliza e desburocratiza o processo essencial para que os produtores invistam na recuperação do solo e, consequentemente, ampliem a produtividade de suas lavouras. As análises são oferecidas gratuitamente aos produtores rurais e utilizam a tecnologia NIRS (espectroscopia no infravermelho próximo), que permite um diagnóstico rápido e preciso na própria propriedade.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

De acordo com o governo, a tecnologia representa um avanço significativo para a agricultura acreana, fornecendo informações detalhadas sobre os nutrientes do solo, como cálcio, magnésio, potássio e fósforo, entre outros. Com resultados instantâneos, a tomada de decisões no campo se torna mais ágil e estratégica.

“O Acre é um estado pujante, com uma terra fantástica e clima excelente. Agora, com a análise de solo implementada de forma concreta, temos certeza de que quem colhia 20 ou 25 sacas de café poderá colher 50 ou 60. Isso é dignidade para o produtor rural, que está no campo diariamente trazendo alimento para nossa mesa. Este é um dia histórico para a agricultura do estado”, celebrou o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Tchê.

Leia também: BNDES e MMA anunciam R$ 24 mi para fortalecer agricultura familiar do Acre e levar produção às escolas

A análise de solo é uma ferramenta indispensável para o planejamento agrícola, pois fornece informações valiosas sobre a fertilidade do solo e auxilia os produtores na escolha das melhores práticas de adubação e manejo. Com o programa, o governo estadual busca democratizar o acesso a essa tecnologia, promovendo o desenvolvimento sustentável da agricultura no Acre.

O impacto esperado é o aumento da produtividade com responsabilidade ambiental. As coletas são feitas por técnicos capacitados, seguindo um protocolo padronizado. O uso da tecnologia NIRS reduz custos operacionais, economiza tempo e permite um planejamento mais eficaz.

*Com informações da Agência Acre

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

PAA Indígena fortalece produção sustentável e dignidade aos Cinta Larga em Rondônia

O PAA Indígena permite a compra direta de alimentos produzidos por comunidades indígenas, com pagamento justo e logística garantida.

Leia também

Publicidade