Inmet alerta para risco à saúde devido a altas temperaturas no Acre

A região mais afetada com as altas temperaturas é a do Vale do Acre, que abrange as cidades de Sena Madureira, Rio Branco e Brasileia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo em potencial para leve risco à saúde devido às altas temperaturas registradas no Acre nos últimos dias. O alerta vale até a noite desta quarta-feira (25).

A região mais afetada com as altas temperaturas é a do Vale do Acre, que abrange as cidades de Sena Madureira, Rio Branco e Brasileia. Segundo o instituto, esses locais devem registrar temperatura 5ºC acima da média por período de dois até três dias.

Para esta quarta, a previsão do Sistema de Proteção da Amazônia é de tempo aberto em todo o estado, com céu claro a parcialmente nublado. No oeste do Estado algumas nuvens ficam carregadas e podem provocar chuva passageira no período da tarde. Nas demais regiões acreanas não há previsão de chuva. As temperaturas, segundo Inmet, deve chegar a 38ºC, com sensação térmica de 40°C.

Foto: Juan Diaz /Arquivo pessoal

Outro fator que contribui para essas altas temperaturas é a falta de chuva. O Rio Acre, na capital, está com 1,38 metro – próximo da menor cota histórica já registrada, que foi em 2016, quando chegou a 1,30 metro.

Major Cláudio Falcão, da Defesa Civil Municipal, explica que a chuva registrada na última semana quebrou o ciclo de mais de 50 dias sem precipitações, porém, não teve significado.

“Tivemos uma chuva na semana passada e o que a Defesa Civil registrou foi 2,1 milímetros e isso em pontos isolados, no Centro da cidade só choveu meio milímetro naquele dia. Isso interrompeu a contagem, mas a última chuva significante foi no dia 29 de junho”, contou. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Borboleta amazônica híbrida: pesquisa comprova nova espécie

As análises genéticas e ecológicas indicam que os primeiros cruzamentos entre as duas espécies de borboletas que originaram a nova ocorreram há cerca de 180 mil anos.

Leia também

Publicidade