Unir tem inscrições abertas para mestrado em História da Amazônia

O programa é gratuito e as inscrições podem ser feitas até 29 de março

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) está com inscrições abertas para selecionar alunos para o mestrado em História da Amazônia.

O programa é gratuito e as inscrições podem ser feitas até 29 de março (clique aqui para acessar o edital). São oferecidas 24 vagas, distribuídas entre duas linhas de pesquisa:

Foto: Divulgação

Populações, Etnicidades e Cultura: Usos e Representações

De acordo com o edital, essa linha de pesquisa abre espaço para produções sobre: História social e cultural na Amazônia, cultura, patrimônio histórico, populações indígenas e afrodescendentes, gênero, sexualidade, a religiosidade e suas representações na Amazônia.

Trabalho, Poder e Práticas Sociais

Essa linha de pesquisa visa produzir estudos sobre: a Pré-História amazônica e as populações indígenas, a colonização regional, construção e apropriação da fronteira amazônica, estudos sobre os conflitos produzidos pela expansão econômica sobre a Amazônia, o desenvolvimento econômico regional, políticas públicas, movimentos sociais na Amazônia e a formação societária regional.

Os interessados em participar da seleção devem ter diploma de graduação em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e, em casos de estudantes estrangeiros, devem apresentar diploma em curso superior de instituição acadêmica reconhecida.

Segundo o Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia (PPGHAm), estão reservadas 20% das vagas do mestrado para indígenas, pessoas pretas e pardas e pessoas com deficiência. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Fitoterapia brasileira perde a botânica e farmacêutica Terezinha Rêgo

Reconhecida internacionalmente, a pesquisadora desenvolveu projetos como a horta medicinal que beneficiou centenas de famílias periféricas no Maranhão e revelou revolta em caso que envolvia plantas amazônicas.
Publicidade

Leia também

Publicidade