Novo ministro da Justiça tem indígenas e fronteiras como prioridade

Foto: Divulgação/Presidência da República

O presidente da República, Michel Temer, deu posse nesta quarta-feira (31) ao novo Ministro da Justiça e Segurança Pública. O ex-ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, Torquato Jardim, foi empossado em cerimônia no Palácio do Planalto. O novo ministro já foi assessor do Supremo Tribunal Federal, ministro e secretário-geral da presidência do Tribunal Superior Eleitoral.

Segundo o presidente Temer, o novo ministro tem o perfil técnico necessário ao cargo. “Com seu perfil técnico, você combina serenidade, firmeza, tem compromisso inequívoco com a Constituição. Você lê a Constituição, não só lê como interpreta”, afirmou o presidente durante a cerimônia.

Em entrevista a CBN, quando questionado sobre suas prioridades como novo ministro da Justiça , Torquarto falou sobre suas principais preocupações no momento. “A pasta é muito grande, mas de maneira geral a questão indígena é crucial, um compromisso brasileiro com o bem estar das populações”, afirmou.

Recentemente uma série de ataques a indígenas aconteceu em Estados brasileiros. Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), no início de maio a aldeia dos indígenas Gamela foi atacada por homens armados com facões e armas de fogo. Um dos indígenas teve uma mão decepada, o joelho cortado e teve uma bala alojada na coluna e outra na costela.

Segundo dados do último relatório sobre a violência contra povos indígenas no Brasil, de 2003 a 2015, somente no Estado do Mato Grosso foram mais de 891 mortos, um aumento de 47%. Ataques a terras indígenas, a pouca assistência do poder e o aumento de suicídios são apenas alguns dos problemas levantado pelo relatório.

Fronteiras

Outro problema levantado pelo ministro é a segurança pública voltada para as fronteiras. “O presidente Michel Temer me pediu para trabalhar com a segunraça pública, em questões como drogas, contrabando e fronteiras. O Brasil tem mais de 16 mil quilômetros de fronteiras, é quase impossível bloquear todos os canais da ilicitude do crime”, afirmou o ministro.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade