Últimos dias para inscrições nos prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia

As inscrições para os prêmios Samuel Benchimol Banco da Amazônia encerram neste domingo (28). Os interessados devem se inscrever pelo site Prêmios da Amazônia. A cerimônia de premiação será realizada no dia 28 de outubro, em Belém, no Pará. No total serão distribuídos R$ 125 mil em prêmios, sendo R$ 25 mil para o primeiro colocado em cada uma das cinco categorias.

Prêmio Samuel Benchimol é destinado à empresas que buscam soluções para a Amazônia. Projetos de natureza ambiental, econômico-tecnológica e social podem concorrer. O Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente é destinado à empresas que se destacam nas categorias economia criativa e economia verde na região. As premiações são conjuntas e buscam apresentar projetos econômicos inovadores que atuam na região amazônica.

Além do reconhecimento, a iniciativa também homenageia pessoas, empresas e pequenas empresas que promovam ações relevantes em prol do desenvolvimento sustentável e de aproveitamento de recursos da biodiversidade.

Em 2016, as homenagens são destinadas aos 400 anos de Belém e aos 150 anos do Museu Paraense Emílio Goeldi. Também será concedida menção honrosa aos 40 anos do Fundo de Amparo ao Trabalhador do Ministério do Trabalho e Emprego; 40 anos da Ticket/Edenred; e 15 anos do Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida no Estado do Pará (Coep).

Samuel Benchimol

O nome da premiação faz referência ao pesquisador e escritor Samuel Benchimol, que por anos pesquisou a formação econômica da Amazônia, desde o ciclo da borracha até o processo de industrialização com a Zona Franca de Manaus (ZFM). Em sua vasta produção intelectual, se destacam as obras: Amazônia: Um Pouco-Antes e Além-Depois, O Pacto Amazônico, Amazônia Brasileira, Amazônia: Formação Social e Cultural.

Samuel nasceu no dia 13 de julho de 1923. Sua trajetória também é marcada pela dedicação ao mundo acadêmico. Foi Professor Emérito da Universidade do Amazonas, onde lecionou por mais de 50 anos; pesquisador, catedrático da disciplina Introdução à Amazônia; presidente do Comitê Israelita do Amazonas; e empresário, co-fundador do grupo Bemol-Fogás.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Subnutrição severa em crianças Yanomami preocupa pesquisadores

Equipe do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp alerta para riscos da condição em artigo publicado no portal da revista Nature Medicine.

Leia também

Publicidade