Empresa não encontra petróleo na Guiana Francesa, perto dos Corais da Amazônia

A poucos dias, a petrolífera Total S/A, declarou que não encontrou petróleo no poço que estava perfurando na Guiana Francesa, segundo informações do Greenpeace. A área é cercada por corais, e segundo a Ong, a exploração de petróleo na área era uma ameaça ao ecossistema daquela região.

Em maio do ano passado, durante nossa expedição para estudar os Corais da Amazônia, a ong descobriu que esse ecossistema se estende até a Guiana Francesa, área onde a Total estava prestes a perfurar o fundo do mar perto dos recifes ali.

Foto: Divulgação/Greenpeace

A empresa francesa também já havia tentado explorar petróleo na costa do Brasil e, também, a poucos quilômetros dos Corais da Amazônia. Mas o Ibama negou a licença para isso.

Uma lei, aprovada pelo governo francês em 2017, passou a vetar qualquer nova fronteira de exploração de petróleo na França ou em seus territórios extra-mares.

Foto: Divulgação/Greenpeace

No Brasil, ainda não há nenhuma lei como a da Guiana, e as empresas podem iniciar estudos para explorar o petróleo do fundo do mar.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Evidências de violência em época de crise no antigo Peru são apontadas por estudo

Análises de esqueletos exumados em um cemitério datado do período 500 a.C a 400 a.C no Peru mostram traumatismos mortais e indícios de uma população carente.

Leia também

Publicidade