199 prefeitas são eleitas na Amazônia Legal

No primeiro turno das eleições 2016, 199 mulheres foram eleitas prefeitas em todos os municípios na Amazônia Legal. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que quase 25% dos municípios da região passaram a ter mulheres no comando. Maranhão, Tocantins e Pará foram os estados que mais elegeram mulheres com respectivamente 35, 32 e 18 candidatas eleitas.

Ainda de acordo com o TSE, só na Região Norte 30% das candidaturas eram de mulheres. Na mesma região 5.745.650 eleitores são mulheres, esse número representa 50,5% de todo o eleitorado do nortista.

Para a ativista do movimento feminino em Manaus, Michelle Andrews, o número ainda é inferior ao desejado. “Eu espero que essas candidaturas sejam de cargos populares, com prefeitas com visão para melhorar a vida das mulheres. Porque às vezes, partidos utilizam essas candidatas para manter o status quo. Mas no geral, o resultado é positivo ainda mais de ver tantas mulheres em cargos públicos”, afirmou a ativista.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

‘Reahu na UFRR’: livros escritos por indígenas Yanomami são lançados em Roraima

O evento de lançamento das obras literárias foi intitulado 'Reahu na UFRR' pois, na língua Yanomae, Reahu significa festa ou celebração, considerado o principal ritual dos Yanomami.

Leia também

Publicidade