Amazônia concentra mais da metade dos estudantes indígenas brasileiros

A Amazônia concentra mais da metade dos estudantes indígenas matriculados na Educação Básica em todo o Brasil. Com 150.398 alunos, o Amazonas lidera este contingente, sendo mais de 60 mil em 915 escolas indígenas. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Opens external link in new windowInep) e da Secretária de Estado de Educação do Amazonas (Opens external link in new windowSeduc-AM), levantados em 2014.

A maior instituição educacional indígena do Amazonas é a Escola Estadual Indígena Almirante Tamandaré, com 692 alunos, localizada na Comunidade Indígena de Umariaçú II, no município de Tabatinga (a 1,105 quilômetros). Em todo o Estado são aproximadamente 3 mil professores que atendem 42 etnias em 29 línguas. Confira mais informações sobre a Educação Básica indígena na Amazônia e no Brasil. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Festividades de São Benedito são símbolo de fé da comunidade afrodescendente no Pará

Em 2024, a Marujada de São Benedito se tornou Patrimônio Cultural do Brasil e representa um passo fundamental para a preservação das tradições que moldam a cultura da região.

Leia também

Publicidade