17 composições marcam a primeira noite do Fecani

A música e talentos da terra foram os destaques da primeira noite do 33º Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), que aconteceu nesta quinta-feira (6), no município de Itacoatiara (distante a 269 quilômetros de Manaus). Ao todo, 17 cantores se apresentaram para o público, que torceu para suas performances favoritas.

Para iniciar a programação oficial do Fecani, o Grupo Espaço de Dança do Amazonas (Gedam) realizou uma apresentação especial ao som do famoso tema do festival. A primeira a subir ao palco foi a cantora Carolina Bertolini, de Belém, ela interpretou a canção ‘Senhor do Poder’, de Cássio Pontes. Em seguida, a performance de Ianeza Portela também animou o público, que celebrou durante a música ‘O Melhor Lugar’. O cantor Sérgio Ferreira mostrou sua composição ‘Uma Noite de Prazer’, e agradou a quem acompanhava o festival.

Foto: Reprodução/Amazon Sat
Emocionada, a veterana Raimunda Celestina fez uma homenagem para o seu irmão com a música ‘Tributo a um Menestrel’. O Estado de São Paulo também teve seu representante no festival, o cantor Vitor França ficou responsável de defender a canção ‘Amazônia quem te usa não te ama’, de Félix Mota e Levy Jardim. O amazonense Gil Valente interpretou a composição ‘Bicho do Mato’, de Zé Alexandre (MG). O compositor Lúcio Amoedo apostou na ‘Aldeia Sagrada’, e contou com a ajuda de Sofia Amoedo para dar voz ao seu trabalho.

Figurinha carimbada em festivais, o cantor Adriano Arcanjo mostrou ao público sua composição ‘Tempestade’. O autor de vários poemas amazônicos, Josias Benfica, também inscreveu uma canção no Fecani, e chamou Kesia Correia para interpretar ‘Lágrimas do Amor’. O artista Carlos Batata, que é conhecido por interpretar toadas, mudou de ritmo e agitou o festival com ‘Karoline’. A 11ª concorrente da noite foi a canção ‘Crepúscula Amazônica’, do itacoatiarense Michael de Souza. A cultura do Norte recebeu homenagem com ‘Jeito de Indío’, de Francília Alves e Doni Pereira, executada por Jeiza Baraúna. 

Foto: Reprodução/Amazon Sat
A bibliotecária Katiane Campos, de Itacoatiara, emocionou o público com a letra de ‘O Tempo’, que recebeu toda emoção da cantora Milena Rocha. O músico Júlio Hatchwell, compositor de ‘Amazônia Bela’, que foi interpretada por Daniela Nascimento. Mais uma composição de itacoatiarense agitou a noite do Fecani, a cantora Andrezza Lamarão cantou ‘Tocando as vidas em sol maior’, que escreveu ao lado de Rafael Neves.  Outra parceria marcou as apresentações, a artista Julieta Camara interpretou ‘Silêncio da Noite, de coautoria com Marlon Oliveira.
 
Para encerrar a primeira noite do Festival da Canção de Itacoatiara, a cantora Alana Fonseca que entoou ‘Canção do Tempo’, de Lizioney Libório de Araújo. A programação oficial ainda contou com a participação de Jorge Aragão. A segunda noite do Fecani acontece nesta sexta-feira (7), onde mais 17 músicas serão apresentadas para o público, ainda na sexta, acontece a final do festival com a escolha das melhores composições, cantores, e até mesmo, torcida. 

Conheça as canções que serão interpretadas nesta sexta-feira:

Festa dos Artistas – Gil Santos (AM)
A Inspiração – Jean Carlos Coelho (AM)
A Linha Imaginária – José Ribeiro (MG)
Sangue Brasileiro – Marquinhos Negritude (AM)
Ei, Vida – Shirley da Cruz (AM)
Campador – Alessandra Vieira (AM)
Podre Poder – Rodrigo Chermont (PA)
Ethos Amazônico – Ely Vieira e Josias Benfica (AM)
Do Sertão à Amazônia – Raimundo Nonato (AP)
Clave de Sal – Patrícia Rebelo (PA)Repara – Júnior Rodrigues (AM)
Do Nunca Esquecer – Márcio Farias (PA)
SOS Amazônia – Arlley Souza e Celso Souza (AM)
Zen’arte – Izauanne Queiroz e Jhon Brown (AM)
Por um Triz – Valdo Cavalcante e Rui Machado (AM)
Água de Banzeiro – Zeca Torres e Leandro Dias (AM)
Cotidiano Caboclo – Sebastião Barbosa Guimarães (AM)

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Amazonas pode sofrer com enchente da mesma magnitude que atingiu o Rio Grande do Sul? Especialista explica

Para ter uma dimensão da magnitude da enchente que ocorreu no estado gaúcho, grupos fizeram projeções da mancha de inundação sobre o mapa de diversas cidades, como Manaus.

Leia também

Publicidade