Conheça cinco pratos indígenas que fazem sucesso na Amazônia

Do beiju à quinhapira, as receitas indígenas unem o sabor e a tradição da região amazônica

Existem infinidades de ingredientes utilizados pelos povos indígenas que agregam na culinária regional, nacional e, até mesmo, internacional. O Portal Amazônia te apresenta cinco pratos que fazem sucesso na região amazônica. Confira:

Beiju 

O beiju é uma iguaria de origem indígena e feita com a tapioca (fécula extraída da mandioca, usualmente granulada), que ao ser espalhada em uma chapa ou frigideira aquecida vira um tipo de panqueca ou crepe seco. O recheio varia, mas o mais comum é feito com coco ou queijo coalho.

Beiju – Foto: Divulgação

Buré 

Um prato indígena à base de milho, o buré também leva broto de abóbora, também conhecido como cambuquira. Outros ingredientes que vão na receita são cebola, limão e alho. Os grãos de milho são retirados das espigas e batidos. Em seguida, o caldo é coado e misturado aos outros ingredientes. Disso, surge um creme homogêneo e nutritivo.  

Imu Yanisa Kiyauriri 

É um mingau a base de tapioca mistura com açúcar, leite de coco e água. Inclusive, a receita é simples e pode ser feita em uma única panela.

Foto: Reprodução/CulturaMix

 Quinhapira

Esse caldo picante de peixe (“quinha” significa pimenta e “pirá”, peixe, em tupi) é um prato típico da região do Rio Negro consumido normalmente pelas manhãs. Em algumas versões das receitas, saúvas aparecem como ingrediente.  Pode ser servido com beiju. 

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Tacate 

Servido geralmente com peixes, é feito com banana verde cozida e amassada, que depois é refogada em óleo com sal e alho. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Estudo mostra que óleos de açaí e murumuru são potencialmente eficazes na preservação de madeiras amazônicas

Após nove meses, amostras de madeiras submetidas à pesquisa de campo no Acre revelam ação preservante de óleos como os de açaí, murmuru e patoá,
Publicidade

Leia também

Publicidade