Titanoboa

Essa cobra possuía entre 13 a 15 metros de comprimento, quase um metro de largura e pesava mais de uma tonelada.

Foto: Reprodição/Mundo Animal

A Titanoboa (Titanoboa cerrejonensis) dominava as florestas tropicais da América do Sul, principalmente na região da Amazônia, surgindo 6 milhões de anos depois da extinção do Tiranossauro rex. É considerada a maior cobra já encontrada de todos os tempos e um dos predadores mais perigosos do mundo.

Ela possuía entre 13 a 15 metros de comprimento, quase um metro de largura e pesava mais de uma tonelada. A partir de análise das estimativas do tamanho do réptil e do habitat, os pesquisadores concluíram que a cobra viveu durante o período Paleoceno, há 60 milhões de anos, e se estabelecendo como o maior predador do planeta por pelo menos 10 milhões de anos.

Saiba mais: Você sabia que existiu uma cobra maior do que a Anaconda na Amazônia?

Os primeiros fósseis foram encontrados em 2009, por uma equipe internacional de cientistas, e agora estão no Museu de História Natural da Flórida (nos Estados Unidos). Eles foram encontrados em uma mina de carvão no norte da Colômbia, na região da Amazônia Colombiana.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Estudo mostra que óleos de açaí e murumuru são potencialmente eficazes na preservação de madeiras amazônicas

Após nove meses, amostras de madeiras submetidas à pesquisa de campo no Acre revelam ação preservante de óleos como os de açaí, murmuru e patoá,
Publicidade

Leia também

Publicidade