Sapo – Aru

 O sapo-aru também é conhecido como sapo-cururu-pé-de-pato, sapo-do-surinã e sapo-pipa. Esta á uma das espécies mais conhecidas da Amazônia.

Foto: Reprodução/Joel Sartore

A característica mais mais marcante do sapo-aru (pipa pipa) é o formato achatado de seu corpo, além da cabeça pontuda, mãos com quatro dedos, pés com cinco dedos e revestido de nódulos. Ele vive na água e sua alimentação é baseada em animais aquáticos.

Pode ser encontrado na cor marrom-esverdeada ou marrom-clara com manchas avermelhadas. Encontrado na América do Sul, e especial na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

Outro ponto interessante é a sua reprodução, Durante o acasalamento, o macho deposita dezenas de ovos fertilizados nas costas da fêmea e, em seguida, sua pele cresce ao redor dos ovos, criando uma superfície semelhante a um plástico-bolha invertido. 

Os filhotes se desenvolvem nesses pequenos úteros por meses. Em algum momento, eles eclodem das costas da mãe e se dirigem para a água como pequenos e jovens sapos, ignorando completamente o estágio de girino.


Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Instituto amazonense cria rede internacional de colaboração na Amazônia

As principais linhas de atuação da Rede Amazônica de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade irão girar em torno da troca de experiências e conhecimento entre as organizações internacionais.
Publicidade

Leia também

Publicidade