Solar do Outono de São Luís comemora Semana do Idoso

Em alusão à Semana do Idoso, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) do Maranhão elaborou uma programação especial para todos os moradores da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Solar do Outono, em São Luís. As atividades iniciaram nesta terça-feira (11), e se estendem até sexta-feira (14).

Foto: Honório Moreira/Sedes-MA

Durante toda a comemoração, os 37 idosos, entre 60 e 90 anos, que moram no Solar participaram de feiras culturais, exposições, shows de talentos, passeios, cultos ecumênicos, culminando em um jantar dançante.Segundo o secretário da Sedes, Neto Evangelista, as atividades lúdicas são necessárias para que a permanência dos idosos se torne mais leve na Casa. “Sempre estamos buscando formas deles se sentirem acolhidos e valorizados, por isso grande parte dos moradores participam diariamente de atividades que possam proporcionar o bem-estar e tornar o ambiente do Solar mais acolhedor”, ressaltou o gestor.Alcinete Chaves, de 73 anos, era só orgulho dos seus quadros expostos durante a programação. “Sempre que tem os cursos, seja de pintura ou de trabalhos manuais, eu participo. Eu me sinto bem criando. Gosto de pintar e isso me traz ótimas lembranças”, disse Alcinete, ativa participante dos cursos ofertados pelo Lar de Idosos. “Faz com que eu esqueça dos problemas e me sinta jovem” explicou.De acordo com a terapeuta ocupacional do Solar do Outono, Francilene Mota, que acompanha os moradores há 2 anos, todas as oficinas realizadas para os idosos, além de resgatar valores e boas lembranças de suas vidas, também têm função terapêutica essencial para essa fase da vida.“Todas as atividades são uma maneira de mantê-los ativos. Pode ser a dança, a pintura ou outras atividades, tudo tem como objetivo manter as habilidades manuais e a capacidade funcional dos idosos de uma forma prazerosa e que saia da rotina. Dessa forma, tornando a longa permanência deles mais tranquila e agradável”, explicou a terapeuta.Outro morador do Lar de Idosos que sempre participa das atividades é o Senhor Francisco Augustinho de Brito, de 80 anos. As datas comemorativas são as mais esperadas por ele. “Gosto de festa, de animação. Onde tem música eu estou e por mim teria festa todo dia”, disse o dançarino Francisco. A programação segue até o final da semana com show de talentos, apresentação de mágico, almoço e jantar Musical, feira cultural, missa, culto, além de apresentações musicais e teatrais.ReconhecimentoAinda durante a comemoração desta terça-feira, duas colaboradoras do Solar do Outono receberam certificação pelos relevantes trabalhos prestados voluntariamente ao Lar de Idosos: Maria Sebastiana Pinheiro e Fernanda Fernandes.“Faço de coração tudo o que estiver ao meu alcance para ajudar e zelar pelo Solar do Outono e por todos os idosos que moram aqui, pois penso no amanhã e seria muito feliz em encontrar pessoas que fizessem o mesmo por mim no futuro”, declarou Maria Sebastiana ao receber o certificado das mãos do secretário Neto Evangelista, da diretora do Solar, Valéria Lima e da secretária de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), Cynthia Mota.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Imagem de microalga encontrada no Pará vence prêmio nacional de ilustração científica

Produzida no Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura do Museu Goeldi, a imagem vencedora é resultado do primeiro levantamento das comunidades de algas microscópicas da Ilha de Cotijuba.

Leia também

Publicidade