‘Questões energéticas’ foi o tema da segunda edição do ‘Nema Talks’. O evento aconteceu neste sábado (18), no Espaço Bossa Nova, dentro da Arena da Amazônia. Participaram do debate os diretores do Grupo Dislub Equador Petróleo e Fogás, Humberto Carrilho e Jonathan Benchimol. O painel foi transmitido ao vivo durante o programa da CBN Amazônia, Empreender na Amazônia, com a apresentação de Izabel Santos.
Para o diretor da Fogás, Jonathan Benchimol, a população precisa conhecer mais sobre as alternativas de energia. Na palestra, ele informou como a empresa conseguiu adequar o produto fabricado para a nova formação da família. “Na virada deste milênio em 2000, o Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já indicava uma mudança no perfil dos brasileiros, então a nossa empresa aproveitou essa transformação e iniciou um processo de adequação dos vasilhames, como os de oito e cinco quilos, para as famílias menores. São formas mais baratas e que não pesam no orçamento no fim do mês”, explicou.
Um dos assuntos abordados foi a energia renovável. Segundo o diretor do grupo Dislub Equador, Humberto Carrilho, o Brasil está avançando, mas precisa se preparar para receber as novas tecnologias. “Hoje temos os veículos híbridos e elétricos, eles estão vindo em uma grande demanda, mas por exemplo, você imagina que o Brasil vive um momento de dificuldade de produção de energia elétrica, então ainda não temos a capacidade de carregar todos os carros do país na tomada. É uma realidade que necessita de muita pesquisa para ser alcançada”, contou.
A estudante de engenharia ambiental, Tereza Fernandes, foi ao Nema para acompanhar a ‘Horinha Kids & Teens’, mas aproveitou a oportunidade para assistir ao debate. “Acho importante acompanhar esses assuntos tão importantes para a sociedade. Posso dizer que aprendi muito com os palestrantes. A organização do Nema está de parabéns pelo espaço que está dando para o debate desses temas”, afirmou.
Meio ambiente em pauta
Neste domingo (19) é a vez da palestra ‘Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)’. Entre os convidados está Eduardo Taveira, Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e especialista em Desenvolvimento Sustentável. Atualmente exerce o cargo de superintendente técnico-científico da Fundação Amazonas Sustentável (FAS).