Sarau de Segunda dará continuidade ao sucesso do Showdré, em Cuiabá

A Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, artistas e produtores culturais cuiabanos irão realizar o “Sarau de Segunda, edição Canal de Tudo”, no dia 26 de março, às 19h30, na Casa Cuiabana. O evento é um desdobramento do “Showdré”, realizado no dia 19 de fevereiro, como tributo aos sete anos de morte do poeta Antônio Sodré, tendo o evento se tornado um marco para o setor cultural de Cuiabá.

Além de reencontros, o Showdré fez renascer nos envolvidos a vontade de realizar eventos dessa natureza, com  diversas áreas da arte contempladas e apreciadas, movimentando o cenário cultural – praticamente independente – na cidade.

Assim como no evento anterior, os artistas se organizaram e houve uma divisão voluntária por três áreas de atuação: poesia, música e exposição, em linhas de atuação que se cruzaram  e brilharam no quintal da Casa Cuiabana.

Foto: Divulgação
“A noite foi de grande sucesso, de público, de crítica e de presença. Cerca de 350 pessoas compareceram, protagonizando uma grande confraternização entre artistas, produtores culturais, pesquisadores, professores e alunos da Universidade Federal, em uma miscigenação de idades do público original dos anos 1980-1990 com uma grande quantidade de jovens, curiosos com o conteúdo compartilhado”, declarou Amauri Lobo, coordenador musical do evento.

O impacto foi geral e, com isso, tanto a Secretaria de Cultura, quanto os artistas envolvidos resolveram se reunir e debater uma forma de dar continuidade ao processo. Foi decidido transformar a prática em um sarau mensal, tendo o mesmo molde coletivo e multifacetado, com produção no espaço do quintal da Casa Cuiabana. Surge o Sarau de Segunda, com temas mensais.

Sarau de Segunda 

A proposta mensal pretende compartilhar a produção artística de um setor da cultura cuiabana em atividade há mais de 30 anos, initerruptamente, abrindo ainda oportunidades para novos trabalhos artísticos afins, também carentes de espaços de compartilhamento.

Os eventos mensais irão proporcionar a interação entre diferentes gerações de produtores culturais locais e oferecer uma alternativa de consumo artístico e cultural gratuito para Cuiabá e região, além de retomar o protagonismo do Espaço Cultural Casa Cuiabana, em particular, do quintal e o Teatro de Arena.

Para dar vida a tudo isso, os eventos terão, além do apoio da SEC, um grupo de artistas locais na linha de frente do evento, entre os quais estão Eduardo Ferreira, como curador artístico; Amauri Lobo, na coordenação de produção; Mari Gemma De La Cruz, na curadora de artes visuais e Luciene Carvalho na curadoria de literatura.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Nova espécie de peixe única no mundo é descoberta na Amazônia peruana

O IIAP, em coordenação com as autoridades peruanas, implementa medidas de controle para garantir sua conservação efetiva.

Leia também

Publicidade