Delação premiada
Afrânio (Antônio Fagundes), já sem peruca e vestindo trajes sóbrios, se entrega ao Ministério Público. Ele conta tudo sobre o esquema de desvios de recursos do governo por toda a região do São Francisco e, depois de cumprir a pena imposta pela Justiça, termina feliz com Iolanda (Christiane Torloni ), longe de Grotas. Mas, no fim, eles se encontram com a família à beira do Rio São Francisco. O coronel é salvo por uma delação premiada.
Morte e urubus
Por causa da delação de Afrânio, Carlos (Marcelo Serrado ) se desespera, foge com o dinheiro ilícito, mas a gasolina do carro acaba, e ele se perde na caatinga. Alucinado, vê água, mas é terra. O deputado não suporta a seca e morre. Urubus voam sobre ele…
Felicidade para Santo e Tereza
Mesmo depois da morte de Domingos Montagner, Santo termina feliz ao lado de seu grande amor, Tereza (Camila Pintanga).
Políticos presos
A denúncia feita por Afrânio vai colocar Queiroz (Batoré) e Raimundo (Saulo Laranjeira) atrás das grades. A notícia da delação premiada do ex-coronel é notícia na TV e os dois políticos tentam destruir as provas contra eles. Beatriz (Dira Paes) e Luzia (Lucy Alves) vêem os dois tentando sair com os documentos e impedem a fuga.
Homenagem a Santo
Miguel (Gabriel Leone ) lidera os cooperados no lugar de Santo e divide as terras da família entre o povo e os índios. O rapaz e Olívia (Giullia Buscacio) têm gêmeos, Santo e Rosa.
Martim vê fim da guerra
Martim, em espírito, vê o pai pela última vez, de dentro do Gaiola ao lado da família de Santo. “Não podia acreditar”, diz ao barqueiro. “Por isso lhe trouxe, dotô. Agora, vâmo segui viagem…”, responde o homem, levando a embarcação embora.
Homenagem a Martim
Beatriz, eleita prefeita de Grotas, termina feliz ao lado de Bento (Irandhir Santos). Na passagem de tempo, eles aparecem com um filho, batizado de Martim.
Em Grotas por amor
Sophie (Yara Charry) desiste de voltar para Paris e fica em Grotas com Lucas (Lucas Veloso) cuidando da associação das rendeiras.
Viagem para Paris
Isabel (Raysa Alcântara) viaja para Paris e dá a entender que Luzia (Lucy Alves) vai com ela). Numa sequência do fim, Piedade (Zezita Matos) diz à neta que tem medo que ela não volte mais de Paris, para onde ela vai estudar e ajudar nos negócios da associação das rendeiras de Grotas. “Pode dexá que ela volta… que eu também num vô me aguentá ficá tantos anos assim longe da minha família!”, fala a ex-mulher de Santo, dando a entender que ela também vai viajar com a filha. Piedade não se aguenta, para de falar emocionada e abraça Luzia e Isabel com carinho como numa despedida.