A proposta da Campanha é alertar a causa do TVT a comunidade e seus tutores (donos), de qual formar proceder na prevenção da doença. Lembrando que os diagnósticos podem ser feitos por meio dos sinais clínicos e exames histopatológicos.
Para o coordenador de Medicina Veterinária, José Allan de Araújo, o TVT é um tumor transmitido de cão para cão, com ou sem contato sexual. O professor alerta também sobre o risco dos cães saírem para rua, pois o maiores casos de TVT estão em animais que vivem em lugares onde existam cães em maioria e sem cuidados essenciais, pois o rico do animal contrair a doença é maior devido ao contato que provavelmente haverá entre eles.
“Dependendo do contato com o animal que possui a doença, o tumor surge geralmente na região genitália, podendo também aparecer em outros lugares do seu corpo. A melhor forma de prevenir o animal, é evitando que o mesmo tenha contato com outros de rua. O TVT é uma doença tratável através de quimioterapia com uma dose a cada sete dias durante 4 quatro semanas”, explicou Araújo.
Os serviços de atendimentos veterinários iniciarão a partir das 8h da manhã. A Clínica Veterinária/CliniVet está localizada no Conjunto Abílio Nery, Rua Lauro Sodré, no bairro Adrianópolis. Para mais informações: (92) 3305-1805.