Movimento Afro é destaque em evento no Amapá

Com objetivo de unir cultura e comércio de produtos afro-étnicos em uma grande celebração, com mostras dos vários aspectos culturais do Estado do Amapá e da Guiana Francesa, acontece entre os dias 17 e 21 de março a Feira Virada Afro – Circuito Cultural Amapá. O evento é organizado pela Secretaria Extraordinária de Políticas para os Afrodescendentes (Seafro).

Movimento Afro é o tema do evento. Foto: Arquivo/Secom-AP

A ideia é mostrar à sociedade o que é produzido pelo segmento negro em termos de produtos e serviços, incentivar o desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas locais e gerar emprego e renda para as comunidades envolvidas. “Vamos reunir na orla de Macapá todos os segmentos ligados à cultura negra em uma grande feira de caráter internacional, tendo como convidados especiais representantes da cultura afrodescendente da Guiana francesa”, afirmou a secretaria da Seafro, Núbia Souza.

O público irá prestigiar, durante a programação, produtos para cabelos e pele negra, roupas que dialoguem com as formas do corpo da mulher negra, livros, brinquedos, decoração, literatura, fotografia, artes plásticas, culinária, todas as linguagens que tenham a ver com a temática. “Escolhemos o dia 21 de Março para encerrar a feira por ser o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, culminando também com as nossas homenagens ao padroeiro de Macapá, São José”, explicou a assessora técnica da Seafro, Valdinete Costa.

Nas apresentações musicais estarão diversos artistas e bandas locais como Grupo Senzalas, Banda Negro de Nós, Banda Afro Brasil, entre outras. A atração nacional está sendo fechada ainda, mas dois nomes estão cogitados: os cantores Alcione ou Dudu Nobre. Direto de Guiana Francesa, Täiros Band (Cayena). Além das manifestações culturais como marabaixo, batuque, zimba, capoeira, candomblé e hip hop. Será apresentada também uma conferência sobre o tema ‘Racismo Institucional’. Os palestrantes nacionais convidados são a desembargadora Luislinda Valois, e o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade