Motorista de ônibus se veste de Papai Noel e encanta passageiros de Manaus

Imagine você, na correria do dia a dia, atrasado para o trabalho, entra no ônibus e percebe algo diferente, e de quebra, encontra ninguém menos que o Papai Noel. O “bom velhinho” que percorre a cidade de Manaus é o motorista Ismael Martins Rosa, o Rosinha, e tem chamado a atenção de pessoas de todas as idades. Em entrevista ao Portal Amazônia, Rosinha, fala sobre o trabalho que desenvolve há sete anos. 

A rotina de Rosinha é longa, mas ele não se deixa abater pelas adversidades. A primeira coisa que faz ao entrar no ônibus é colocar a roupa de Papai Noel. O carro é adaptado para que o motorista não sofra no calor, algo típico da região. “Tem uma espécie de ar-condicionado que me ajuda a suportar a temperatura, pois, dirigir com as roupas e adereços do ‘bom velhinho’ dá trabalho, mas faço com muito amor”, contou o motorista.
 

Foto: Arquivo Pessoal
Por onde passa, o condutor atrai os olhares de admiração dos manauaras e acredita que essa iniciativa arranca sorrisos dos usuários do transporte coletivo, inclusive de curiosos que chegam a entrar no ônibus só para tirar uma ‘selfie’ com o Papai Noel. Confira a entrevista:

Portal Amazônia: Como surgiu a ideia de se vestir de Papai Noel no ônibus?

Ismael Rosa: Há muito tempo, quando eu estava em uma parada de ônibus, avistei uma criança querendo entrar no shopping para ver o Papai Noel. O pai, sem muita paciência, disse que não tinha dinheiro. E, isso ficou em minha cabeça, algo tão fácil de se fazer: levar o Papai Noel para crianças de baixa renda, que não têm condições de vê-lo em lugares pagos, levando aos bairros mais humildes.

PA: Qual a reação das crianças, e adultos, ao ver o Papai Noel dirigindo ônibus?

IR: É incrível! Elas choram, querem entrar no ônibus para ver, tocar, abraçar e beijar o Papai Noel. A mãe, mesmo sem querer, entra e traz a criança. Só quem vê sabe o que se sente. Não apenas as crianças, mas os jovens e adultos, ficam surpresos, se alegram ao ver o bom velhinho, tiram fotos, sorriem, pois, é uma coisa interessante.

Ainda não decidiu? Confira quatro looks para arrasar nas festas de Natal e Ano Novo

PA: Qual a situação mais engraçada que o senhor passou vestido de “bom velhinho”?

IR: Foi quando eu passei por um enterro. Passei tímido perto, e balancei o sino do Papai Noel, e logo. as pessoas que lá estavam vieram dar atenção ao Papai Noel e ficaram alegres.

PA: Há quanto tempo o “Papai Noel do ônibus” circula pela cidade de Manaus?

IR: Há sete anos que estamos rodando por essa cidade “fria”, mas acolhedora. Tenho a oportunidade de enfeitar o ônibus e mostrar que os motoristas também têm sensibilidade.

Veja também: Estação das Docas inicia celebrações de Natal em Belém; confira programação

PA: Qual é o real sentido do Natal para o senhor?

IR: O Papai Noel é um símbolo criado pelo homem, as pessoas costumam trocar o real símbolo de amor, que é Jesus. É através dele que existe o Natal, o amor e a empatia. Às vezes, nos deparamos com pessoas dentro do ônibus que não têm família ou que são separadas, e elas choram. Isso faz com que nós possamos sentir também esse sentimento. É por isso que precisamos reunir mais as famílias, mesmo que morem longe, agradecer a Deus pela nossa família, dizer o quanto nos amamos. O Natal não é apenas mais uma data festiva, mas sim o tempo de demonstrar o amor.
 

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
PA: Qual seria o melhor presente de Natal que o senhor poderia ganhar?

IR: Os melhores presentes eu já tenho: meu emprego e  família. Quantos pais de família precisam e não estão empregados nesta época. Já minha família está sempre por perto, me apoiando. Eu só posso agradecer e desejar um Feliz Natal a todos, que Deus possa entrar em suas casas, abram as portas para Deus, que Ele vai fazer algo diferente em suas vidas!

Rosinha, assim como o “Papai Noel” tradicional, conta com o auxílio de sua “ajudante”, no caso dele é a cobradora Vanusa Duarte, que nos contou sobre a sensação de estar a bordo do ônibus mais enfeitado da cidade. Confira:

PA: De quem foi a ideia da decoração natalina do ônibus?

Vanusa Duarte: A ideia foi do meu parceiro Ismael, e eu ajudei, junto com a empresa. A escolha dos enfeites, os detalhes, tudo é coisa dele.

PA: Qual é a reação das pessoas ao entrarem no ônibus e se depararem com a decoração?

Vanusa Duarte: Elas ficam maravilhadas, sorriem na hora! Hoje mesmo, uma moça entrou e disse que seu dia estava triste, mas ao entrar aqui, o dia melhorou totalmente. Ela entrou de cabeça baixa e eu a vi sorrir quando viu toda a decoração de Natal. 
 

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
Rotina

Ismael percorre toda a cidade, trocando diariamente as linhas em que trabalha, dando oportunidade a mais pessoas de verem o Papai Noel do ônibus. Segundo ele, as viagens acabam sendo mais demoradas porque as pessoas param para tirar fotos com o Papai Noel e o ônibus decorado.

A aposentada Maria Silva não poupou elogios. Relatou que adora pegar o ônibus e que gosta de ver o sorriso das crianças ao entrarem no veículo e falarem com o ídolo do Natal.

Agenda: Réveillon de Manaus terá shows de Luan Santana, Joelma e ‘Elas Cantam Samba’

Decoração caprichada

A ornamentação do ônibus é tanto interna quanto externa. Dentro do veículo, podemos conferir toda a parte do motor revestida com veludo e bonecos do Papai Noel, além de ursos polares e bonecos de neve. Já pelo corredor, toda a lateral e as barras de segurança dos passageiros são envolvidas de aramado verde e figuras temáticas. 

Já o teto, é repleto de bolas de natal coladas – e muito bem seguras. No fundo do ônibus, pôde-se ver um lindo painel desejando Feliz Natal para os passageiros, com destaque para as caixas de presentes de isopor, pintadas e enfeitadas à mão. Externamente, todas as extremidades do coletivo envolvidas com luzes de led.

O Papai Noel do ônibus circula nas linhas da empresa Expresso Coroado e estará presente até o dia 31 de dezembro. Não deixe de conferir essa bela iniciativa dos profissionais em fazer um percurso que antes era monótono.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Para 58% dos brasileiros, crianças estão mais conscientes que seus pais sobre questões ambientais

Apenas 36% dos entrevistados em uma pesquisa dizem conversar frequentemente sobre o tema com os pequenos.

Leia também

Publicidade