Mostra de animações encerra programação do Cine & Vídeo Tarumã, em Manaus

A animação ‘Divertida Mente’ levou o prêmio de Filme do Ano na Premiação de Cinema de Hollywood. Foto: DivulgaçãoMANAUS – O projeto Cine & Vídeo Tarumã se despede do fim de ano com uma programação leve e divertida. A semana ‘Animações para todas as idades’ exibe três produções que podem ser apreciadas por público de todas as idades. Devido ao recesso das atividades acadêmicas na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o projeto faz uma pausa após essa programação e só retorna a partir do dia 11 de janeiro de 2016.

Com início na segunda-feira (14), o primeiro filme da programação será ‘O Menino e o Mundo’, do diretor brasileiro Alê Abreu. A animação foi premiada no Festival de Animação de Annecy, Festival de Cinema de Munique e no Festival Internacional de Cinema de São Paulo.

Já nesta quarta-feira (16), será apresentado o filme ‘Divertida Mente’, do diretor Pete Docter. O desenho ganhou um prêmio no Festival Internacional de Seattle, levou o prêmio de Filme do Ano na Premiação de Cinema de Hollywood e foi indicado a treze prêmios no Annie Awards.

O filme que fecha a programação é ‘As aventuras de Azur e Asmar’, do diretor francês Michel Ocelot. O encerramento acontece nesta quinta-feira (17). O filme foi indicado a Melhor Filme no Festival de Animação de Annecy e no Prêmios Goya, ganhou indicação a um prêmio no César Awards e conquistou mais um prêmio no Festival de Cinema de Munique.

Veja abaixo os trailers e sinopse dos filmes:

O Menino e o Mundo:

Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. O filme é uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.


 
Divertida Mente:

Riley é uma garota divertida, que irá enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles, Alegria, se esforça bastante para fazer com que a vida da menina seja feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que tudo desande e faça a vida da garota muda radicalmente.

As aventuras de Azur e Asmar:

Os meninos Azur e Asmar foram criados juntos pela mesma mulher, Jenane. Azur é loiro e tem olhos azuis, além de ser filho de um nobre. Já Asmar tem olhos e cabelos pretos, sendo filho de Jenane. Eles cresceram como se fossem irmãos, até serem separados quando Jenane parte com o filho. Asmar cresce ouvindo as histórias da mãe sobre a lendária Fada dos Djins e, quando se torna adulto, decide partir à sua procura, contando com a ajuda do andarilho Crapoux. É quando Azur e Asmar se reencontram, agora não mais como irmãos mas como rivais na busca da Fada.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Conheça o ritual das cabeças mumificadas dos Shuar, povo indígena do Equador e do Peru

As tsantsas, como eram chamadas as cabeças reduzidas, tinham um papel crucial na cultura Shuar, principalmente em contextos de guerra.

Leia também

Publicidade