Militante dos direitos indígenas é homenageado no Cineamazônia

Foto: Reprodução/Ministério da Cultura

Mais que uma noite de cinema, a última quarta-feira (23) também foi dia de homenagem. O jornalista, escritor e militante indígena mineiro Ailton Krenak recebeu o troféu Mapinguari por sua ativa atuação em defesa dos povos indígenas no norte do país, durante a 14ª edição do CineAmazonia. A cerimônia aconteceu no Teatro Banzeiros em Porto Velho.

Não é por acaso que o militante dos direitos dos povos indígenas foi homenageado na décima quarta edição do Cineamazônia. Atuando como jornalista, Krenak foi apresentador da série de TV-Educativa ‘Índios no Brasil’, em 1998, e da série para TV-Canal Futura ‘TarúAndé’, com temática indígena, em 2007. Em Janeiro de 2016 foi distinguido com o diploma de ‘Professor Honoris Causa’ pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Dos primeiros anos como militante aos dias atuais, Ailton Krenak protagonizou importantes avanços para as comunidades indígenas. Fundou e dirige o Núcleo de Cultura Indígena e é criador do Festival de Danças e Culturas Indígenas, na década de 1990, na  Serra do Cipó (MG).

Quem abrisse alguma revista nos anos 80 muito provavelmente talvez encontrasse em alguma página um perfil ou entrevista com Ailton Krenak. Os atos e palavras do indígena mineiro chamavam a atenção numa década em que muita gente parecia atrair para si os holofotes midiáticos. Nascido sob o nome de Ailton Alves Lacerda Krenak, já antecipava conceitos que eram partilhados por um número muito seleto de cientistas no mundo. O conceito de Gaia, a Terra Mãe, por exemplo, encontrava eco em nomes do estirpe de James Lovelock.

Cineamazonia tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet. Tem apoio Cultural da Prefeitura de Porto Velho, Sejucel e Unir – Universidade Federal de Rondônia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Licenciamento para exploração de petróleo no Amapá: MPF orienta adoção de medidas ao Ibama e à Petrobras

Recomendações são embasadas em pareceres técnicos de peritos do MPF, nas exigências técnicas do Ibama e na legislação aplicável.

Leia também

Publicidade