Em Manaus, grafite homenageia filha de atores vítima de racismo

Em Manaus, o grafiteiro Sérgio de Pinho, mas que prefere ser chamado por Ude, referenciando um personagem do filme infantil Toy Story, pintou a imagem da Titi, a filha dos atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, em uma parede de uma casa, em um bairro da Zona Oeste da cidade.
A pintura, que demorou 2 dias para ser concluída, com o uso de várias latas de tintas e a técnica do spray, reproduz uma foto postada por Bruno em uma rede social, no início deste ano. 

Foto:William Costa/Portal Amazônia

Para o artista amazonense Ude, com 17 anos de carreira, pintar a imagem representa a comoção dele com os ataques de racismo sofrido pela pequena Titi na semana passada. “Eu estava acompanhando pelas redes sociais a polêmica envolvendo ela, com as críticas feitas pela socialite Day MacCarthy. Quando eu resolvi de certa forma homenagear a Titi e demostram a todos que o preconceito tem que acabar. Nós grafiteiros estamos juntos com ela (Titi) e minha ideia foi essa. Precisamos ser unidos”, disse.

Perguntado sobre a repercussão do trabalho, Ude afirma que não pensava que a grafitagem ia tomar essa dimensão toda. “Eu fiz a pintura e postei nas redes sociais, as pessoas se sensibilizaram e demostraram carinho e apoio à causa.  A própria Giovanna achou linda e perguntou de onde era, e Bruno parabenizou o trabalho, ambos através de suas próprias redes sociais”, disse.

Foto: Reprodução/Instagram

A pintura está estampada na parede da casa do artista plástico Luiz Alberto Pereira, que falou do apoio e conhecimento do trabalho de Ude. “Somos amigos de infância, e em uma de nossas conversas, o Ude teve a ideia de homenagear a pequena Titi, e eu o apoiei cedendo a parede de casa. É um tema que tá em evidência e ele como um artista de anos de carreira, conseguiu fazer essa obra de arte que está ganhando repercussão”, disse.
Uma das pessoas que passava em frente à arte e aproveitou para fazer fotos foi o autônomo Vitor Bruno, que falou de como tomou conhecimento do trabalho de Ude. “Eu vi pelas redes sociais, e como trouxe um amigo para dar aula no bairro, aproveitei para dar uma passada aqui e ver a grafitagem que ficou muito bacana. Essa pinturas são importantes, pois mostram que o preconceito e o racismo precisam acabar, todo mundo é igual”, disse.
A pintura está em uma parede na rua Iguatu, próximo a uma escola municipal, no bairro Redenção, Zona Oeste de Manaus.

Sérgio Ude, grafiteiro.  [Foto: William Costa / Portal Amazônia]
Vitor Bruno, autônomo.  [Foto: William Costa / Portal Amazônia]
Foto: William Costa / Portal Amazônia
Foto: Sérgio Ude / Cedida – Arquivo Pessoal
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade