BELÉM – Durante o mês de janeiro, o Museu da Imagem e do Som (MIS-PA) fará uma homenagem aos 400 anos de Belém, através da música. Com o projeto ‘Circuito Musical: Trilhas Amazônicas’, que neste mês será realizado no Museu do Forte do Presépio, o MIS oferece ao público trilha sonora com acervo que lembrará os quatro séculos de uma paisagem musical da capital paraense e da Amazônia.
O ‘Circuito Musical: Trilhas Amazônicas’, no Museu do Forte do Presépio, segue até o final de janeiro, durante o horário de visitação do Forte, de terça a sexta-feira, das 10h às 15h; sábados, domingos e feriados, de 9h às 13h.
Forte receberá circuito musical. Foto: Divulgação
Forte receberá circuito musical. Foto: Divulgação
Segundo a diretora do MIS-PA, Dayseane Ferraz, esta é uma oportunidade para divulgar os diferentes ritmos da região Amazônica. “Procuramos dialogar o popular e o erudito, fazendo com que as músicas escolhidas possam chegar, tanto aos ouvidos de uma criança, quanto à memória afetiva de um idoso. Entendendo a música como um patrimônio cultural a ser preservado, MIS propõe ao público revisitar sons do passado e do presente fazendo uma homenagem a vários compositores e intérpretes paraenses”, afirma.
Wilson Fonseca, Altino Pimenta, Salomão Habib, Nilson Chaves, Walter Bandeira, Fafá de Belém, Jane Duboc, Paulo André e Ruy Barata, Lia Sophia, Vital Lima, Iva Rothe entre outros, são vozes que já estão selecionadas para compor a trilha musical do Forte do Presépio. “Teremos também peças de compositores paraenses dos séculos XIX e XX, como General Gurjão, com Ave Maria, Raymundo de Araújo Pinheiro com Lamento Negro e Waldemar Henrique com peças que em suas partituras, destacam as lendas amazônicas”, antecipa Dayseane.